Entre tantos temas ricos que abrangem a cultura africana, alguns músicos são indispensáveis para conhecer mais sobre o continente

por | abr 8, 2022 | Coluna, Música | 0 Comentários

Pouco se fala sobre a diversidade cultural do terceiro maior continente do mundo, com seus 54 países independentes. Assim, apresentamos cinco artistas que você precisa conhecer e expressam parte dessa pluralidade toda. Mas, antes disso, que tal descobrir algumas curiosidades sobre a música africana?

Para começar, o valor do som é indescritível para quem nasce no continente. Na música, encontra-se por lá uma forma de expressar a vida e unir a comunidade em rituais milenares. Para eles, a passagem do tempo é diretamente conectada com a passagem da música.

Em muitos estilos, os padrões rítmicos são descritos em movimentos diferentes, com o som do instrumento tocando contra o outro propositalmente para, assim, causar uma polirritmia – o uso simultâneo de dois ou mais ritmos diversos ao mesmo tempo.

A música africana é também a base de estilos musicais que ouvimos todos os dias – e amamos – por aqui, como o samba e o choro. Então, viaje e se inspire com as nossas indicações a seguir:

 

Moonchild Sanelly
Ela é a dona dos cabelos azuis mais famosos da África do Sul! A Moonchild é uma artista de voz única que te deixa encantado em poucos segundos, apresentando o gênero musical criado por ela mesma chamado ‘Future Ghetto Punk’, um mix de eletrônico, com pop e funk. Seu trabalho é muito reconhecido na África do Sul e a artista já colaborou com grandes nomes como Beyoncé, Gorillaz, Diplo e muitos outros.

 

Moonchild Sanelly - Foto divulgação

Moonchild Sanelly – Foto divulgação

 

Pongo
Conhecidos como “o casal cego do Mali”, a dupla musical se apresenta desde 1983 e ficou conhecida a partir dos anos 1990 com o estilo afro-blues, conectando sons tradicionais do Mali – país de origem dos dois – aos riffs de guitarra do blues-rock. A gente ama!

 

Fela Kuti
Multi-instrumentista nigeriano, Fela merece todo reconhecimento por ter sido um dos grandes artistas e pioneiros do gênero musical Afro Beat. O cantor e compositor nascido em 1938 encantou o povo africano durante sua vida, sendo chamado de ‘superstar’ e ‘lenda’ por, além da carreira musical, ter sido também um ativista político e defensor dos direitos humanos.

 

Ali Farka Touré
Ali foi um cantor e guitarrista malinês extremamente amado e, assim como Fela, reconhecido em todo continente africano. Nascido em 1939, ele conectou a música tradicional de Mali com o blues, sendo aclamado por diversas personalidades, como Martin Scorcese, que o denominava como “o DNA do blues” – além de ter sido classificado como um dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos pela Rolling Stone.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link