Empresas aéreas da Índia e da Ucrânia não veem sentido em obrigar comissárias a trabalhar com sapatos de salto ou saias justas e modernizam os uniformes de suas tripulações
Recentemente, a Air France promoveu uma exposição no Shopping JK Iguatemi de São Paulo para mostrar a evolução dos uniformes usados por sua tripulação ao longo das ultimas sete décadas. A mostra reunia criações belíssimas de estilistas como Christian Lacroix.
Mas será que hoje em dia é correto ter a equipe de bordo trajando essas roupas formais, que não priorizam o conforto e a segurança, em nome de um conceito de elegância e sofisticação que já ficou um tanto antiquado? Qual o sentindo de fazer as comissárias calçarem sapatos com salto? Elas não precisam de estabilidade e praticidade nas situações de emergência? Se a aeronave tive de fazer um pouso na água, como se espera que elas nadem com aquelas ajustadas saias-lápis?
Pensando nisso, companhias aéreas da Índia e da Ucrânia já estão oferecendo trajes mais cômodos e modernos para suas tripulações. Na Akasa Air, nova companhia aérea da Índia, com comissários e comissárias de bordo têm uniformes com design contemporâneo, incluindo jaquetas mais leves no lugar de paletós, e tênis no lugar de scarpins. A propósito, as jaquetas são confeccionadas com tecido reciclado, obtido a partir de resíduos plásticos de garrafas pet.
A Ucrânia SkyUp Airlines é outra que decidiu inovar no look dos uniformes. Suas tripulações e equipes de solo e de bordo usam tênis, calças folgadas, camisas de manga curta (para os homens) camisetas brancas com lenços de seda (para mulheres). Para quem tem cabelo longo, as tranças agora são uma boa alternativa aos coques ou rabos de cavalo apertados.
As principais companhias áreas brasileiras permitem que as comissárias escolham entre saias e calças. Mas o principal problema é mais embaixo. Liberem o uso dos tênis!
Radar
Brasil conectado
Dos 53 mil voos domésticos operados a cada mês no Brasil, um terço sai dos principais aeroportos paulistas. De Guarulhos partem cerca de 7 mil, para 55 destinos. Viracopos é o mais conectado, com voos para 64 cidades, mas tem menos voos: 4.973 a cada mês. Congonhas tem ligações para apenas 26 destinos no país, mas opera um número considerável de voos: 6.222. O levantamento foi feito pelo portal Panrotas, com base em dados da Anac.
Pit stop árabe
O governo da Arábia Saudita está se preparando para criar uma companhia aérea, para fazer frente às poderosas Emirates e Qatar Airways. A ideia é que a empresa tenha voos para todos os continentes até 2030, com hub no aeroporto da cidade de Riad. O fundo de investimentos do país já reservou US$ 30 bilhões para colocar a empresa em operação o quanto antes.
Sobre as dunas
No início de setembro, a Azul estreou um voo que atende aos quatro destinos aéreos da Rota das Emoções, trecho da costa litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A empresa agora tem um voo diário partindo de Fortaleza (CE) às 9h05, e chega a Jericoacoara (CE) às 10h10. De lá, parte às 10h35 com destino a Parnaíba (PI), onde aterrissa às 11h20. O voo para Barreirinhas (MA) sai às 12h05 e pousa às 12h50. Dali, decola às 13h15 para São Luiz (MA), onde chega às 14h05.
0 comentários