fbpx
logo
logo

Chef Jun Sakamoto chega ao nordeste com restaurante em João Pessoa

por | abr 19, 2021 | Coluna, Comida & Bebida, Comidas, Japonês | 0 Comentários

O estrelado chef e sushiman Jun Sakamoto planeja abrir pelo menos dez restaurantes em shoppings de algumas das principais capitais do país nos próximos cinco anos.

O chef Jun Sakamoto, cujo restaurante é de longe o melhor japonês de São Paulo e detentor de uma estrela Michelin, agora divide seu tempo entre a matriz paulistana e um novo empreendimento, que acaba de ser inaugurado em João Pessoa. “Neste primeiro ano, a cada mês estarei dois fins de semana na Paraíba e, nos outros dois fins de semana, em São Paulo. Não vendo comida, meu negócio é vender uma experiência completa”, explica o chef, conhecido por seus sushis preparados com arroz temperado no ponto e peixes frescos meticulosamente cortados.

Instalada no 2º piso do Manaíra Shopping, a “filial” paraibana tem cozinheiros, maitres e garçons recrutados na região e treinados pelo próprio Jun e por algumas feras da afinada brigada de seu restaurante paulistano, onde a cozinha e o salão funcionam como a precisão de um trem-bala nipônico.

 

Unidade do restaurante em João Pessoa - Foto: Divulgação
  • Save

Unidade do restaurante em João Pessoa – Foto: Divulgação

 

E porque João Pessoa foi a cidade escolhida para abrigar o primeiro endereço de Jun fora de São Paulo? O chef aposta no potencial gastronômico da cidade, que a seu ver está se tornando uma pérola do Nordeste. Além disso, o restaurante terá acesso a excelentes matérias-primas – os atuns da região estão entre os melhores do mundo. E muitos dos peixes consumidos em cidades como Rio, São Paulo e Brasília vem de lá, mas chegam à mesa não tão frescos por causa da viagem que têm de encarar antes de serem transformados em sashimis e sushis.

A unidade paraibana é a primeira de uma série de novas operações que o chef nipo-paulistano pretende abrir nos próximos anos, em São Paulo mesmo e em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Curitiba. A formatação das unidades desse negócio concebido especialmente para shopping centers começou em 2014, com a inauguração do Junji, no Shopping Iguatemi SP. Depois foi aprimorada com a abertura do J1, em 2019, no Shopping Villa-Lobos. “Esses restaurantes, assim como o de João Pessoa, são versões mais descontraídas da nossa matriz em São Paulo, mas com o mesmo cuidado na escolha dos ingredientes e preparo das receitas. Para os próximos cinco anos, nosso plano de expansão prevê a abertura de pelo menos uma nova unidade a cada semestre”, resume Jun, que passou os últimos anos estudando as tendências do varejo.

Pelo planejamento inicial, vários restaurantes com as marcas Junji e J1 já deveriam estar em funcionamento pelo país neste momento, mas o chef e empreendedor foi surpreendido pela pandemia e pelo forte impacto que ela causou no setor de gastronomia.

A rede de restaurantes de shoppings é seu projeto para o curto prazo. Para o longo prazo, ele tem como meta transformar seu antigo sonho em realidade: reduzir sua participação nesses negócios aqui no Brasil e se mandar para Nova York, onde abrirá um micro-restaurante com um pequeno balcão para poucos e exclusivos clientes. “É assim que eu quero encerrar a minha carreira: servindo sequências de sushis para oito comensais no almoço e mais oito no jantar. Só isso”, finaliza o minimalista Sakamoto.

 

Jun Sakamoto - Foto: Divulgação
  • Save

Jun Sakamoto – Foto: Divulgação

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap