As tendências que movimentarão o marketing digital e os negócios em 2023

por | jan 10, 2023 | Coluna, Negócios | 0 Comentários

Todo o início de ano, empresas de pesquisas em marketing publicam alguns conceitos que serão os mais falados nos próximos meses, seja ressaltando os que no ano anterior ganharam força como, por exemplo, o Metaverso em 2022 seja destacando termos promissores, como Internet das Coisas e Inteligência Artificial, que estão em alta com a chegada do 5G. Há ainda temas que ganham presença no exterior e em breve devem chegar ao Brasil.

Profissionais de estratégia de marcas, comunicação e negócios perfil em que me enquadro há 22 anos ficam de olhos bem abertos nesses estudos, pois deles, podem sair insights poderosos para a comunicação das marcas com as quais trabalharemos. Reuni, a seguir, algumas tendências para o marketing digital em 2023.

Foto UPKLYAK | FREEPIK

Foto UPKLYAK | FREEPIK

 

Propósito sai da frase e vira ação
“Marcas sem propósito, são marcas sem alma”, já dizia o empresário Jaime Troiano. É preciso que o propósito dos negócios pare de ser apenas o lucro, e seja aplicado internamente, aumentando o engajamento da equipe. É necessário comunicá-lo de forma clara, principalmente nas redes sociais, para engajar as pessoas e as novas gerações.

“A experiência é o novo marketing”
Steve Cannon, CEO da Mercedes-Benz, disse a frase acima em um evento em Detroit, e eu passei a adotá-la como um mantra e aconselho você a fazer o mesmo. Dados são fundamentais, aliás, marketing que trabalha sem dados é um marketing que se baseia em achismos! Use os dados, personalize a experiência e tenha muito mais resultado do que usar o influenciador da moda para fazer um post de seu produto.

Melhore seus textos
Copywriting é um termo que deve se aprofundar muito neste ano. O texto publicitário é fundamental, é um chamariz de uma campanha, que gera o desejo. A venda se dá com um copy bem feito e bem distribuído em vários canais, online e offline, para construir uma história.

Storytelling
Nunca as histórias venderam tanto! Toda vez que alguém fala “era uma vez…” seu cérebro te leva para a sua cama, onde seus pais liam algum clássico infantil antes de você dormir. Acertei? Isso acontece porque o nosso cérebro ama uma boa história, e quando as marcas contam bem uma narrativa, engajam mais do que se imagina.

Pense estrategicamente com essas tendências!
Feliz 2023!

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap