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A moda é repórter fiel de uma época, e a nossa é de urgências sociais e ambientais

por | dez 22, 2020 | Coluna, Sustentabilidade | 0 Comentários

A moda espelha as mudanças de um tempo, de uma geração, e até de uma sociedade. Em um mundo ativista, a maneira como nos vestimos diz muito sobre nós, espalha a nossa visão de mundo. Perguntas como qual a origem do material da camiseta que vestimos, qual a mensagem que determinada estampa ou cor reverbera –, ou ainda o que está por trás dela, no que diz respeito à mão de obra – são questionamentos cada vez mais frequentes. Afinal, ninguém quer usar uma roupa feita por uma marca que usa trabalho escravo em sua manufatura ou é confeccionada a partir de um material que polui nossos mares, rios e oceanos, não é mesmo? 

O setor é rápido, ágil, tem o poder de se adaptar e vem enfrentando consequências de uma produção que não se integrava às questões sobre o planeta e as pessoas. A boa notícia é que a criatividade sempre foi uma aliada, e projetos de impacto positivo vem surgindo a cada estação. 

 

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Foto divulgação

 

A moda, por vocação, aponta novos caminhos e antecipa tendências. Desde a Revolução Industrial, participativamente de todas elas. Vestiu as mulheres com uniformes no pósguerra, aumentou seus ombros em sinal de força com as ombreiras nos anos 1980 e, na virada do milênio, democratizou o estilo proporcionado acesso a todos. Nas últimas décadas, em um mundo pós globalizaçãoem que a escala e lucro não combinavam com consciência e natureza, perdeu o foco e deixou de ser contemporânea de si mesma. 

Felizmente, passamos da era da máquina para a das informações e da conectividadeNesse novo mundoconectado e em rede, a moda tem uma nova função, um novo papel nesse ano que se anuncia: o de espalhar a mensagem da consciência e da responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade. 

Marcas e consumidores finais se encontraram em momentos de restrição e dúvidas neste ano. Se relacionaram de outra forma, em outros formatos e desenvolveram novos canais de comunicação. 2021 será de mais açãoe as marcas serão convidadas a mostrar de fato como estão colaborando para um mundo melhor. Já sabemos que sustentabilidade não é tendência, é garantia de futuro.  

Desejo a todxs um ano novo mais saudávelresponsável, inclusivo, diverso e sustentável. Vamos juntxs! 

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