Branding Experience impacta consumidores em seus diferentes sentidos e faz com que marcas sejam lembradas
Sabe quando você entra em uma loja e o local tem um cheiro específico? Isso é Branding Experience. Os sentidos dos clientes são estimulados para criar conexão com a marca. É comprovado que experiências imersivas são mais fáceis de serem memorizadas pelo cérebro, uma vez que mais áreas do nosso córtex central são ativadas – e o marketing se utiliza desse recurso.
A missão de impactar uma pessoa, com a quantidade de informação que ela já recebe nas redes sociais, nos sites, emails, e ao longo do dia, no geral, é muito mais complexa do que parece. A marca precisa inovar e ser disruptiva para chamar a atenção nesse mercado de briga dos gigantes. A saída é se inserir na rotina do público final, fidelizando clientes imediatamente.
Recorrer ao Branding Experience agrega valor à marca e foge dos padrões de tradicionalidade do marketing. É quando a empresa desenvolve uma experiência própria e solucionadora de algum problema, como patrocinando um stand em um grande festival, com cheiros, comidas, bebidas e brindes – todos ligados aos pilares da marca, despertando emoções em quem passa por ali. O ideal é que o brinde distribuído no stand, por exemplo, solucione algum problema do seu consumidor, como um power bank para ser usado no evento. Além de causar impacto por meio dos cinco sentidos, a marca tem muito mais chances de ser lembrada, compartilhada e comentada nas redes sociais.
Um bom case de sucesso no Brasil é o TikTok, que alcançou mais de 60 milhões de usuários, de uma maneira muito mais rápida do que o Instagram. A rede social é uma das principais marcas que investem em Branding Experience no país, participando nos últimos anos de Rock In Rio, The Town, entre outros eventos importantes. Não são todas as empresas que têm verbas alocadas para esse recurso, mas as que o fazem crescem e são valorizadas.
Em 2022, desenvolvi o Gabi Weekend, uma viagem internacional pelo Caribe com mais de 150 influenciadores, impactando diretamente mais de 100 milhões de brasileiros. A primeira edição foi em Punta Cana, a segunda em Curaçao e já estamos produzindo a terceira. Muitas marcas se envolveram no projeto e, consequentemente, receberam seus resultados. Quando o produto é inserido no contexto correto, a chance de conversão em vendas é grande.
*Gabi lopes é empresária, atriz, palestrante e influenciadora com mais de 2,8 milhões de seguidores. Foi finalista do reality “O Aprendiz”.
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