A educação para a mobilidade urbana precisa fazer parte do currículo escolar

por | out 11, 2023 | Coluna, Educação, Mobilidade | 0 Comentários

A importância do debate sobre mobilidade urbana nas escolas para o desenvolvimento de cidades mais seguras, mais felizes e com qualidade de vida melhor para todos

Por que a gente fica tanto tempo parado no trânsito? Por que pouca gente anda de bicicleta? Por que não vamos de ônibus para a escola? Crianças perguntam e precisam conhecer as respostas. No Brasil, a mobilidade urbana é um assunto complexo, um tema que está muito longe de ser resolvido. Temos cidades esgotadas pelo uso excessivo do carro, muita poluição, uma taxa crescente de acidentes de trânsito e nenhum incentivo público para o uso da bicicleta, além de uma desaceleração no investimento do transporte sobre trilhos.

No país, são poucas as escolas de ensino fundamental e médio que propõem a mobilidade urbana como disciplina, embora seja um tema transversal previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Mas é fato que esse assunto precisa estar na sala de aula, uma vez que se relaciona com saúde, sustentabilidade, urbanismo, cidadania, educação e economia financeira. 

 

Carona a pé: caminhando juntos até a escola – foto acervo Carona a Pé

 

Um projeto interessante, e que vem acontecendo em escolas públicas, centros de formação de professores e órgãos governamentais, é o Cidadania em Movimento, voltado à educação para a mobilidade urbana, uma das causas abraçadas pela Fundação Grupo Volkswagen.

Feita em parceria com a Associação Nova Escola, a iniciativa leva conteúdos gratuitos de mobilidade urbana para professores, com cursos e atividades que podem ser trabalhados durante as aulas. O tema entra em diversas disciplinas, como ciências, história, matemática e geografia, entre outras. “A gente em geral pensa na mobilidade urbana para o adulto e deixa a criança em segundo plano, mas ela é fundamental na construção de cidades melhores para todos. Acreditamos na cultura da corresponsabilidade da infância. A criança precisa ter acesso ao espaço público para desenvolver valores ligados à cidadania e suas competências socioemocionais”, diz Vitor Hugo Neia, superintendente da Fundação Grupo Volkswagen.

Outro projeto bacana é o Carona a Pé, que engaja comunidades escolares por meio de formações, produções de conteúdo, palestras e consultorias para que atuem, localmente, como multiplicadores. O principal objetivo é incentivar que grupos de crianças e seus pais e cuidadores caminhem juntos até a escola, usufruindo de outros espaços urbanos e construindo uma nova relação com a cidade onde vivem.

Planejamento urbano, cidades verdes, transporte ativo (bicicleta e pedestrianismo), segurança viária, prevenção a acidentes, cidadania, intermodalidade. São temáticas inspiradoras para crianças e jovens que estarão à frente do país nas próximas décadas, o que poderá resultar em cidades – e pessoas – mais seguras e felizes.

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