10 dicas sustentáveis para se mover e viver com mais saúde em 2022

por | dez 3, 2021 | Coluna, Mobilidade | 0 Comentários

Confira dez resoluções sustentáveis e saudáveis para se mover e viver com mais bem-estar no próximo ano

Em 2021, ficou evidente que a crise ambiental requer a mobilização de toda a sociedade, já que os impactos causados pelas pessoas vêm se intensificando em uma velocidade espantosa. De acordo com a Global Footprint Network (GFN), instituição internacional responsável pelo cálculo da pegada de carbono no mundo, houve um aumento de 6,6% na emissão de carbono em relação a 2020. No Brasil, a degradação da Amazônia colaborou para isso, já que o país atingiu recordes de desmatamento em meio à pandemia, e pesa na conta a falta de investimento em transporte verde, como a bicicleta, a caminhada e os modais elétricos.

 

Foto iStockPhoto | Johnny Greig

Foto iStockPhoto | Johnny Greig

 

Para atenuar esse cenário, confira dez ações que podem fazer a diferença:

  1. Experimente a bicicleta. Se tiver dificuldades para pedalar, contate o Bike Anjo (www.bikeanjo.org.br), comunidade de ciclistas voluntários que oferece ajuda gratuita.
  2. Saia para caminhar e coloque esse hábito no seu dia a dia. Andar fortifica o corpo como um todo, ajusta e regula o organismo e “areja as ideias”.
  3. Dê férias para o seu carro. Desapegue de preconceitos, de velhas ideias e da (falsa) sensação de conforto que o carro parece trazer. Entre em 2022 com os dois pés no chão.
  4. Mude a rotina com os filhos. Na volta às aulas, não engrosse as filas de carro na porta da escola, que poluem e tumultuam o entorno, dando um mau exemplo para as crianças.
  5. Aproveite o transporte coletivo. Durante a pandemia, os procedimentos de segurança e limpeza em metrôs e ônibus melhoraram bastante; mantenha o uso de máscara e álcool gel e aproveite as facilidades dos modais coletivos.
  6. Use apps de transporte. Há vários aplicativos gratuitos que mostram a localização dos ônibus e trens em tempo real, indicando itinerários, horários de partida e localização. Moovit e Quicko são exemplos e contam com “alertas de lotação”.
  7. Adote a ESG. A sigla em inglês ficou conhecida neste ano no mundo dos negócios, e se refere a três fatores (ambiental, social e governança) que medem o índice de sustentabilidade e o impacto social de uma organização. Este conceito também pode ser levado para a casa, com um estilo de vida que favoreça a sustentabilidade, a empatia e a solidariedade.
  8. Faça compras com a bicicleta. Em São Paulo, são vários os shoppings que contam com bicicletários, como o Iguatemi, o Eldorado, o JK Iguatemi e o Pátio Paulista.
  9. Dê carona. Para os seus colegas de trabalho, para os vizinhos e para os colegas de seus filhos. Significa menos carros nas ruas e um ar um pouco melhor para todos.
  10. Mude para o elétrico. Eles têm crescido no mundo todo e estão ganhando terreno também no Brasil. De janeiro a outubro de 2021, as vendas de carros elétricos chegaram a 27.097 unidades, aumento de 74% em relação a 2020.

 

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link