logo
logo

Restaurante Manacá é uma parada mais do que obrigatória para quem vai ao litoral norte de São Paulo

por | fev 2, 2021 | Comida & Bebida, Comidas | 0 Comentários

No começo, tudo era mato. E até hoje ainda é! O restaurante Manacá é um oásis de Mata Atlântica no meio das residências que se acotovelam nas vizinhanças da badalada praia de Camburi, no litoral norte paulista. Inaugurado em 1988, ele funciona em um bangalô suspenso sobre palafitas construídas em um terreno onde a exuberante vegetação divide as atenções com a gastronomia caprichada.

O cardápio é assinado pelo chef Edinho Engel, e os trabalhos na cozinha são comandados pela chef Maria Ferreira. Depois de se acomodar e tomar aquela caipirinha de limão siciliano e gengibre, deleite-se com um dos pratos clássicos da casa, como os camarões empanados em tapioca, o atum demi-cuit com creme de iogurte e caramelo de balsâmico, o tartare de peixe branco com maçã verde, creme de raiz forte e ovas de mujol ou ainda o peixe no assado papillote de folha de bananeira e servido com farofa de banana e camarões.

 

Prato Atum Demi-cuit com creme de iogurt
  • Save

Atum Demi-cuit com creme de iogurte, servido na casa – Foto divulgação

 

Para celebrar suas três décadas de atividade, Edinho introduziu novidades no menu, como o tiradito de peixe à peruana (finas fatias do peixe mais fresco do dia com molho cítrico, coentro e cubos de batata doce), o polvo grelhado com salteado de favas e purê de cenouras ou ainda o peixe em crosta de castanhas brasileiras, servido com purê de inhame, creme de cúrcuma e vinagrete de gengibre. Na hora da sobremesa, não deixe de provar a mousse de queijo branco com goiabada e fatias de goiaba brûlée.

 

Polvo grelhado com salteado de favas e purê de cenouras do restaurante Manacá
  • Save

Polvo grelhado com salteado de favas e purê de cenouras – Foto divulgação

 

Outra novidade é a entrada do restaurateur Maurício Cavalcanti na sociedade do empreendimento. Ele é um antigo conhecido: antes de abrir o Più e o Piccolo – trattorias italianas de sucesso em São Paulo, ele trabalhou com Edinho no restaurante Amado, que o chef mantém desde 2004 em Salvador. Também sommelier, Maurício renovou a carta de vinhos e a seleção de coquetéis do bar do Manacá.

Muita coisa mudou na região desde os tempos em que Edinho vendia apenas sanduíches e marmitas aos frequentadores da praia, mas a essência do Manacá segue a mesma: um espaço que mistura bom gosto com simplicidade, sofisticação e despojamento, alta gastronomia internacional e receitas tradicionais caiçaras. Que permaneça assim por mais três décadas!

 

Chef Edinho Engel na entrada do restaurante Manacá
  • Save

Chef Edinho Engel na entrada do restaurante Manacá – Foto divulgação

 

Manacá: Rua do Manacá, 102, Camburizinho, São Sebastião, tel. 12 3865-2550. De terça a sábado, das 13h às 22h; aos domingos, das 13h às 18h.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap