Além de bonitas praias, St. Petersburg tem diversas atrações que fazem a alegria da garotada e dos adultos

por | jan 13, 2023 | Hospedagem, Passeios, Turismo, Viagens | 1 Comentário

A esmagadora maioria dos brasileiros que visitam a Flórida, limita sua viagem aos parques temáticos de Orlando ou à agitação latina e as compras de Miami. Mas este estado tem outras localidades e atrações que merecem ser exploradas. Uma delas é a cidade de St. Petersburg, situada no litoral floridiano voltado para o Golfo do México, no meio do caminho entre a cidades costeiras de Pensacola (no extremo Norte, quase na divisa com o Alabama) e Naples (ao Sul).

Ali, no estuário da baía de Tampa, nasceu uma das cidadezinhas mais encantadoras dos Estados Unidos, que rapidamente se tornou muito popular entre aposentados em busca de temperaturas amenas e uma média de 361 dias de sol por ano! Hoje, no entanto, a região vem recebendo mais e mais jovens e ganhando um aspecto mais vivaz, dinâmico e vibrante.

 

 Clearwater Beach - Foto Divulgação

Clearwater Beach – Foto Divulgação

 

Hotéis que se mantém como representantes desse passado glorioso e sonolento como o Don Cesar, o Fenway e o Vinoy hoje passam por grandes reformas para se adaptarem aos novos tempos. E novos empreendimentos como o Hilton Bayfront, o Wyndham Grand e o Hyatt Regency vivem com altas taxas de ocupação ao longo do ano todo, pois o clima nessa pérola do Golfo é agradável nas quatro estações. Mesmo os furacões, que sempre geram pânico na orla voltada para o Atlântico, aqui raramente causam danos.

É em Downtown St. Pete que ficam os principais bares e restaurantes. O Bella Brava tem comida italiana de qualidade a preços razoáveis, e o Canopy, na cobertura do hotel-boutique Birchwood, é um rooftop perfeito para aquele drinque no fim de tarde com vista para o mar e bons petiscos não deixe de provar o clássico coquetel de camarão da casa. É também dessa área que sai lindo o St. Pete Pier, inaugurado em 2020. Com 105 mil m² e avançando mais de 1 quilômetro mar adentro, ele tem gramados, playgrounds, áreas para quem quiser patinar, prainhas artificiais, bares e, lá na sua pontinha, o restaurante Teak e o Driftwood Café, instalados em uma bonita construção com arquitetura impactante e uma linda vista para a baía de Tampa, com direito a shows de pelicanos e albatrozes capturando peixes em ousados mergulhos.

 

 St. Pete Acquarium - Foto Divulgação

St. Pete Acquarium – Foto Divulgação

As praias mais interessantes, no entanto, ficam bem distantes desse centrinho, a pelo menos 10 km. A mais procurada é Clearwater Beach eleita mais de uma vez a praia mais bonita dos Estados Unidos no TripAdvisor. De fato, ela tem areias absurdamente branquinhas e um mar de águas claras e pequenas ondas. É muito confortável e tem mil serviços a dispor dos banhistas, mas não é o que nós, brasileiros, entendemos por uma praia especialmente bonita.

 

Obra de Salvador Dali no Dali Museum - Foto Divulgação

Obra de Salvador Dali no Dali Museum – Foto Divulgação

 

Para quem prefere algo menos urbanizado e com um pouco mais de natureza, a dica é ir às semi desertas Honeymoon Island e Caladesi Island (ao norte) ou ao Parque de Fort DeSoto ou à ilhota de Egmont Key (ao sul). Passeios de barco por essas ilhas partem o dia todo do porto de St. Pete.

É mais próximo das praias do que do centrinho que ficam os distritos de Dunedin, Seminole e Pinellas Park, onde uma série de cervejarias artesanais surgiram nos últimos anos, criando o chamado “Beer-muda Triangle”. Na 3 Daughters, que tem um excelente espaço para receber visitantes e abriga show musicais nos finais de semana, o cardápio inclui bebidas de baixo teor alcoólico, mas incrementadas com CBD (substância extraída das folhas de cannabis), que relaxam e mandam todo o stress para um lugar beeem distante.

 

St. Petersburg Pier - Foto Divulgação

St. Petersburg Pier – Foto Divulgação

 

Para entreter a garotada, a melhor alternativa é visitar o Clearwater Marine Acquarium, que na verdade é um santuário com enormes tanques de água salgada onde vivem golfinhos encontrados feridos, lindas arraias gigantes, divertidas focas e tartarugas marinhas machucadas. Ali, o visitante pode observar os movimentos das tubaroas Thelma e Louise.

Pertinho, em Madeira Beach, outra instituição que também se dedica a abrigar animais resgatados após acidentes é o Alligator & Wildlife Discovery. Os turistas podem ver de perto alligators (crocodilos típicos dos pântanos da Flórida), bichos-preguiça e cobras ou interagir com bichinhos mais inofensivos, como ouriços, gambás e pequenos lagartos. Quer ver golfinhos? Embarque no Dolphin Cruise e vá até Shell Key. O tour sai da marina de Tierra Verde, dura 2 horas e custa US$ 49 por pessoa.

Agora, se a ideia é participar de uma experiência menos contemplativa, que permita uma interação com a fauna marinha, então o negócio é visitar o restaurante Rum Fish, instalado dentro do Trade Winds Resort, na entrada de Bahia Shores. Em anexo ao restaurante, foi construído um tanque de 130 mil litros de água do mar, onde os interessados podem mergulhar com snorkel em meio a peixes, enguias e outras 29 espécies de animais marinhos. Cada pessoa para US$ 40 para vivenciar essa incrível experiência.

Por fim, se você gosta de atividades mais culturais, St. Pete tem uma preciosidade para lá de inusitada um museu inteiramente dedicado à obra do surrealista Salvador Dali. E o acervo da instituição é incrível, com dezenas de pinturas de todas as fases da trajetória do artista catalão, além de mais de 2 mil itens como esboços, desenhos, ilustrações, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e documentos. A coleção pertenceu ao casal Reynolds e Eleonor Morse, que conheceu Dali durante um evento em Nova York, na década de 1940. De lá em diante, os Morse começaram a adquirir telas do pintor e, em 1982, transformaram esse riquíssimo patrimônio em um museu em St. Petersburg.

St. Pete é assim, surpreendente. Um lugar onde as paisagens são incríveis, a qualidade de vida é excepcional, a natureza convive harmoniosamente com a civilização e onde você pode encontrar algo que só seria imaginável na Europa ou em algum grande centro urbano do planeta.

Para chegar até lá, o ideal é pegar um voo do Brasil até a vizinha cidade de Tampa, conectada com St. Petersburg por várias pontes que cruzam a baía. A Delta opera voos para Tampa, mas com escala em Atlanta, a American Airlines voa para Tampa via Dallas ou Miami, e a United opera essa rota com escala em Houston.

OCALA FAZ A ALEGRIA DOS AFICIONADOS POR CAVALOS

Localizada a 150 km ao norte de Orlando, Ocala é uma cidade rodeada de parques naturais ótimos para que gosta de passear de caiaque, de bicicleta, de barco ou a cavalo. Com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes, o lugar também é o lar de mais de 35 mil cavalos, éguas e pôneis. Não por acaso, a cidade é conhecida desde 2007 como “The Horse Capital of the World”.

Salão do restaurante Rumfish Grill, em St. Pete, onde é posível mergulhar entre os peixes de seu enorme aquário - Foto Divulgação

Salão do restaurante Rumfish Grill, em St. Pete, onde é posível mergulhar entre os peixes de seu enorme aquário – Foto Divulgação

 

A região concentra mais de 1.200 haras onde são criados cavalos das mais diversas raças. Muitas delas possuem estrutura para receber visitantes e até organizam cavalgadas. Para as crianças e para os idosos, uma agência providencia passeios de carruagem.

 

 Prova de salto no World Equestrian Center, em Ocala - Foto Divulgação

Prova de salto no World Equestrian Center, em Ocala – Foto Divulgação

 

Mas a grande atração da região é o World Equestrian Center, o maior centro equestre dos Estados Unidos e certamente um dos mais bem equipados do mundo inteiro. O local tem uma grande arena a céu aberto, cinco outras arenas cobertas e climatizadas, picadeiros para aulas de adestramento, estábulos com capacidade para abrigar simultaneamente e com todo o conforto centenas de cavalos, um hospital veterinário e uma extensa programação de exposições e competições distribuídas ao longo do ano inteiro, sem falar num luxuoso hotel com 248 quartos, vários restaurantes, boutiques de artigos de couro, lojas de brinquedos e muito mais. Se você é um aficionado por cavalos e esportes hípicos, uma temporada nesse gigantesco complexo com área superior 1,2 milhão de m² vai ser muito mais divertida do que uma viagem a qualquer outro parque temático. O WEC é a Disneylândia dos fanáticos pelo universo equestre!

 

0 Shares

1 Comentário

  1. Andreza maura gato dos santos

    Wow. Wonderful

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap