Tiradentes inicia 2024 com um festival de cinema que movimenta a região mineira e reserva passeios agradáveis durante o ano todo

por | jan 8, 2024 | Hospedagem, Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

A cidade histórica de Tiradentes oferece uma agenda cultural e gastronômica e coloca a região no radar de apaixonados por boa comida e até mesmo do audiovisual

Entre as montanhas e as antigas minas de ouro e ferro, a cidade de Tiradentes – a 230 km de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais – oferece uma agenda cultural e gastronômica que movimenta cidades próximas e coloca a região no radar de apaixonados por boa comida e até mesmo do audiovisual. Neste mês, acontece a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 19 a 27 de janeiro, com uma seleção de mais de 100 filmes nacionais (entre longas, médias e curtas-metragens), que pode ser conferida em sessões de pré-estreias e mostras temáticas em três cinemas instalados na cidade – Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. 

As ruas tricentenárias de Tiradentes serão embaladas ainda por cores, música, artes cênicas, sons e imagens durante a mostra que, nesta edição, promove performances audiovisuais e musicais, exposições temáticas, lançamentos de livros e cortejo da arte, fazendo a conexão do cinema com as outras expressões artísticas da cultura brasileira. Toda a programação é gratuita e é possível acompanhar pelo site oficial www.mostratiradentes.com.br

 

Mostra de Cinema de Tiradentes – foto Leo Lara

 

Para além de aproveitar as sessões, há diversos motivos para visitar o município mineiro. Tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Tiradentes é uma cidade histórica e culturalmente rica, e recebe cerca de 280 mil turistas por ano. A região tem mais de 15 bens históricos tombados, oito registros de bens culturais imateriais – concentrados no Centro Histórico, em passeios feitos a pé, com calçados confortáveis – e belas paisagens naturais, com montanhas, cachoeiras, rios e lagos no entorno.

Palco da Inconfidência Mineira, um movimento de independência que liderou a luta pela emancipação do Brasil do domínio português, a cidade é repleta de edifícios históricos, incluindo igrejas, como a Matriz de Santo Antônio – mais antigo e principal templo católico de Tiradentes e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por negros escravizados para suas próprias celebrações e missas, entre 1708 e 1719.

 

Igreja Matriz de Santo Antônio – foto Shutterstock

 

Há também museus, como Museu de Sant’Ana, inaugurado há quase 10 anos e instalado na antiga Cadeia Pública da cidade. O lugar abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos 17 e 19.

Acolhimento charmoso

Equilibrando passeios com descanso, a cidade oferece ainda diversas pousadas charmosas em casarões dentro ou próximas ao Centro Histórico, além de opções em fazendas um pouco mais afastadas. A Pousada Solar da Ponte – que detém o selo da Associação Roteiros de Charme – dispõe de 18 apartamentos, com varandas, em um casarão histórico no centro de Tiradentes, que destaca um bonito jardim, além de piscina e sauna.

 

Pousada Solar da Ponte – foto reprodução Facebook

 

Já a Pousada Vivenda Tiradentes ocupa 2.400 metros quadrados em um bairro sossegado em contato com a natureza, a cerca de 10 minutos de caminhada do centro em trajeto plano. O refúgio oferece piscina, um delicioso café da manhã com pães e bolos feitos no local, sala de massagem com ofurô e sauna a vapor. São cinco tipos de acomodações, entre suítes e chalés – sendo que um deles hospeda animais de pequeno porte.

 

Acomodação da Pousada Vivenda Tiradentes – foto divulgação

 

Entre as opções de restaurantes, o Tragaluz, na rua Direita – uma das principais do Centro Histórico – se destaca. O chef Felipe Rameh, com passagem pela cozinha do D.O.M, de Alex Atala, apresenta a gastronomia mineira com toques contemporâneos, em um ambiente romântico. No menu, brilham a seleção de queijos locais e o angu de milho crioulo na entrada; nos principais, o Arroz de Angola, com galinha da angola, símbolo do artesanato de Tiradentes; e a goiabada da casa, na sobremesa. 

 

Delícias do restaurante Tragaluz – foto Magê Monteiro

 

No Virada’s do Largo, de Beth Beltrão, saem também pratos que são sinônimos de comida mineira, como o frango com quiabo, tutu, pastel de angu e feijão tropeiro. Por lá, as verduras vêm da horta do quintal do restaurante. Para aqueles que desejam revezar entre culinária local e outras opções, o Uai Thai é um tailandês de sotaque mineiro. A especialidade da casa é o pad thai, macarrão tailandês de arroz com camarões marinados em cachaça.

Não perca!

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes já teve mais de 20 edições e é um dos principais eventos do calendário da cidade. O festival recebe chefs do Brasil inteiro, com uma agenda de aulas gratuitas de culinária e degustações pagas. As praças viram festa, com diversos quiosques e mesas ao ar livre, montados especialmente para a ocasião. A edição de 2024 deve acontecer entre 30 de agosto e 7 de setembro. Confira em: www.farturabrasil.com.br

 

Festival Cultura e Gastronomia – foto divulgação

 

Pousada Solar da Ponte
Largo das Mercês, Centro Histórico, Tiradentes, Minas Gerais
Tel 32 3355-1255
Diárias a partir de R$ 1380.

Pousada Vivenda Tiradentes
Rua José Batista Carvalho, 39, Parque das Abelhas, Tiradentes, Minas Gerais
Tel 32 3355-1982
Diárias a partir de R$ 630.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap