Em uma caminhada de poucos minutos pela Santa Cecília e Vila Buarque, floriculturas se revelam para o deleite dos amantes das plantas, das cores e dos arranjos
Não se sabe o que veio primeiro: os moradores da Santa Cecília e da Vila Buarque que adoram vasos de plantas e natureza indoor ou as floriculturas desses bairros. Perguntas retóricas à parte, essas ruas abastecem muito bem seus locais amantes de samambaias, jiboias, espada-de-são-jorge e arranjos de flores. De lugares simples que vendem vasos e pacotes de terra a lojinhas descoladas recheadas de presentinhos florais, as opções são variadas e o passeio pelas esquinas centrais de São Paulo remonta aos prédios das décadas de 1930 e 1940 e atiça o espírito urbano e cultural da região.
O roteiro começa pela rua Jaguaribe, em frente ao Hospital Santa Isabel e ao lado da Santa Casa. Por ali, está o Garden Center Paisagismo loja que se dedica à manutenção de jardins e ideal para aqueles que buscam por vasos médios e grandes. O local ainda disponibiliza os serviços de poda periódica de gramado, limpeza de canteiros e jardineiras, além de controle de pragas e adubação. A depender da época do ano, você encontra enormes vasos com espada-de-são-jorge, ravenalas e costela de adão.
Adentrando a Santa Cecília, a rua Fortunato reserva lojas mais descoladas, com a cara dos moradores e frequentadores recentes do bairro. É o caso da floricultura Blumenfee, que dispõe de plantas ideais para os moradores de apartamentos mais antigos, sem varandas, mas com janelas amplas e cantinhos especiais para o verde dentro de casa. O lugar reúne uma variedade grande de flores para arranjos, até em versões desidratadas há lavanda, eucalipto, capim dos pampas, entre outras.
A poucas ruas de distância, está a Baronesa Flores, na Baronesa de Itu, na esquina com a Avenida Angélica. O estabelecimento é mais simples e é uma boa opção a quem procura por vasos, de diferentes tamanhos e estruturas, além de pacotes de terras e equipamentos para cuidar de seu próprio jardim, de casa ou da varanda. Na perpendicular, na rua Barão de Tatuí, fica a loja Arranjo Tropical, que como o nome sugere dispõe de diferentes designs de vasos de vidro, lindas latas de flores e cestarias ideias para presentear e decorar mesas e estantes.
A caminhada tem como ponto final, claro, o Mercado das Flores, no Largo do Arouche, a cerca de 20 minutos dali. A tradição de vendas de flores no Largo começou em 1914, por causa do dia de finados. Na época, foram instaladas 20 barracas. Mais de um século depois, restam apenas duas uma consideravelmente maior que a outra. Há flores para todos os gostos, de girassóis a orquídeas, além de samambaias e jiboias. Esse ponto turístico e histórico da capital é um verdadeiro deleite aos amantes da flora urbana, que vivem no centro ou para além de suas fronteiras.
_________________
Garden Center Paisagismo
Rua Jaguaribe, 134, tel. 3331-1170.
Blumenfee
Rua Fortunato, 125, tel. 97684-6654.
Baronesa Flores
Rua Baronesa de Itu, 203, tel. 97953-5051.
Arranjo Tropical
Rua Barão de Tatuí, 284, tel. 97500-6522.
Mercado das Flores
Largo do Arouche, S/N – Box 1 e 2.
0 comentários