Nos Lençóis Maranhenses, a Casa Oiá é a nova opção de hospedagem de luxo

por | set 21, 2023 | Hospedagem, Passeios, Turismo, Viagens | 5 Comentários

Região conhecida por sua paisagem deslumbrante e pelas pousadas em estilo “roots”, os Lençóis Maranhenses acabam de ganhar uma opção de hospedagem de alto padrão com apenas cinco exclusivas suítes e cardápio assinado por um estrelado chef francês

Visto do alto, o majestoso mosaico formado pelas dunas e lagoas de águas cor de esmeralda dos Lençóis Maranhenses compõe uma paisagem desconcertante. Quando o avião pousa e o local começa a ser explorado de carro, de barco ou a pé, o mais impactante é a imensidão desse ecossistema tão único e especial. Entre os meses de maio e agosto, as lagoas em geral estão repletas e em seu auge. Em setembro e outubro, o nível das águas começa a baixar e, aos poucos, as lagoas vão secando.

 

Dunas e lagoas que compõem os Lençóis Maranhenses – foto Creative Commons

 

A cidade de Barreirinhas é a principal base para quem pretende conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É lá que funcionam os pioneiros resorts da região, é lá que ficam os maiores restaurantes do pedaço (em especial na Avenida Beira-Mar) e é de lá também que saem muitos dos passeios. Entre eles, as excursões que levam à lagoa Azul e à lagoa Bonita ou o tour de lancha pelos rios Formiga e Preguiças, que passam pelos vilarejos de Vassouras e Mandacaru e pela Praia do Caburé.

Mas Barreirinhas já está meio zoada por causa da ocupação desordenada e em razão da profusão de caixas de som e mototáxis. Para quem está planejando uma viagem mais contemplativa para esse fantástico destino e quiser um pouco de sossego, o melhor é procurar um lugar para se hospedar nas vizinhas Santo Amaro do Maranhão e Atins. São locais ainda com uma vibe mais rústica, sem caixas de som estridentes e, em muitas áreas, sem sinal de internet e telefonia. Esses dois povoados permitem uma imersão mais completa na natureza da região.

Atins, localizada entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o mar, é o paraíso da turma do kite surf. O point já ficou internacionalmente famoso e vive cheio de turistas franceses, alemães, holandeses e britânicos. Uma visita a Atins não é completa se não incluir uma parada obrigatória nos restaurantes Dona Luzia e Seu Antônio. Pertencentes a dois irmãos, os dois estabelecimentos servem deliciosos camarões preparados na grelha ou servidos em fumegantes caldeiradas.

 

Prática de kitesurf na região – foto divulgação

 

No “interior” de Atins, do lado oposto ao da praia, ficam as lagoas da Capivara e das Sete Mulheres, que são bem populares. Para quem quiser algo fora da rota dos turistas, as opções são as lagoas Verde e do Mário. Já Santo Amaro é famosa por ter três das mais deslumbrantes lagoas da região: a da Gaivota, a da Andorinha e a lagoa Betânia. A dica é programar a visita a essas lindezas na parte da tarde, de preferência com uma parada no topo das dunas para ter uma vista panorâmica incrível do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ainda aproveitar o pôr do sol.

É em Santo Amaro também que fica a recém-inaugurada Oiá Casa Lençóis, a primeira opção de hospedagem de alto padrão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Criada por Tomas Perez (CEO do Grupo Teresa Perez, pioneiro nas viagens personalizadas e de luxo no país), essa magnífica pousada é um empreendimento que valoriza a autenticidade, a afetividade no acolhimento e as conexões com o que é essencial.

 

Oiá Casa Lençóis, em Santo Amaro, no Maranhão – foto Alexandre Suplicy

 

Instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha, em uma área de 52.500 metros quadrados de vegetação natural, a Oiá Casa tem apenas cinco exclusivas suítes, distribuídas pela construção principal ou em bangalôs. O francês Thierry Teyssier – um dos criadores do hotel Maison des Rêves e dono do Dar Ahlam, de Ouarzazate, no Marrocos – foi parceiro de Tomas Perez na concepção do projeto. Foi Teyssier quem convocou o chef francês Cedric Nieuviarts – detentor de uma estrela Michelin por seu trabalho à frente do Château de Lacan, no Sul da França – para criar o menu da Casa Oiá, priorizando produtos locais e os sabores regionais, com um toque contemporâneo.

O projeto de decoração é assinado pelo escritório de Marina Linhares, privilegiando grandes nomes do design brasileiro e objetos da arte regional, como cerâmicas, cestaria e peças em madeira entalhada. As diárias para casal nessa pousada de luxo começam na faixa dos R$ 7.800, e os programas de hospedagem da Casa Oiá podem incluir ainda saídas de quadriciclo pelas dunas, mergulhos, piqueniques e stand up paddle nas lagoas, cavalgadas e visitas aos vilarejos próximos.

 

As elegantes acomodações do Oiá Casa Lençóis – foto Alexandre Suplicy

 

Para chegar até a região, a companhia aérea Azul Conecta opera voos de São Luiz (capital do Maranhão) para Barreirinhas. Para quem pretende ir de carro de São Luiz até o Parque dos Lençóis Maranhenses a distância a ser percorrida é de cerca de 270 km.

Casa Oiá Lençóis
Rua Boca da Ilha – Santo Amaro do Maranhão.
Tel. 11 91267-8916.

0 Shares

5 Comentários

  1. Idelberto Do Val Ribeiro

    Uma bela pousada e uma caríssima diária, para poucos abençoado ,,,,
    Vale a pena pela beleza natural da linda região nordestino.
    O turista brasileiro, o francês ou alemão, poderá também pegar o voo para Parnaíba pi, e de lá ir de barcos, e almoçar uma caranguejada nos restaurantes dos Tatus. A beira do rio parnaíba bno Piauí

    Responder
  2. Marlos Maia

    Execelente, exponencial, aconchegante e raro

    Responder
  3. Eliana Rosa Bastos

    É meu sonho conhecer…💞

    Responder
  4. José Pavan Júnior

    Tomara que a ocupação seja ordenada e não acabem com esse paraíso. Excesso de turistas sem controle e a falta de educação e respeito ambiental me preocupam.

    Responder
  5. Maria Rosenir da Conceição

    Muito chique, fino e de muito bom elegante demais. Já estive neste lugar pela quinta vez….

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap