Conheça o charmoso vilarejo de Caraíva, com diversas opções de lazer e de gastronomia

por | dez 11, 2022 | Turismo, Viagens | 0 Comentários

Antes da pandemia, a vila a 30 km ao sul de Trancoso era frequentada apenas por turistas mais aventureiros. Hoje, essa pérola do litoral baiano se tornou uma espécie de Ibiza brasileira, um destino inesquecível

Pouca gente sabe que Caraíva, fundada em 1530, é a vila mais antiga do Brasil. E foi ao largo desse lugar de rara beleza, onde o rio de mesmo nome se encontra com o mar, que foi avistado o Monte Pascoal por Pedro Álvares Cabral. Até poucos anos atrás, a luz elétrica vinha de geradores e o lugar oferecia apenas restaurantes de pescadores e poucas pousadas rústicas. Com o sucesso estrondoso de Trancoso na última década, as pessoas começaram a explorar as praias mais ao sul, em especial a praia do Espelho que fica na metade do caminho para Caraíva e que trouxe rapidamente condomínios e atrações internacionais para coroar suas festas de Réveillon.

Mesmo tendo que enfrentar 30 km de estrada de terra e uma fila para atravessar o rio Caraíva de canoa, a vila original cresceu, formando mini bairros e adentrou o limite da reserva dos índios pataxós, originários do lugar. Uma parte importante da magia é que não se entra de carro por ali. Os únicos veículos que circulam são as charretes puxadas por jegues, que levam as malas dos turistas quando a pousada fica mais distante.

A população mais que dobrou em poucos anos, com a ocupação por brasileiros e europeus moradores que vieram para ficar, já que a era do home office se estabeleceu. Hoje, o refúgio conta com inúmeros restaurantes de todos os tipos de culinária e pousadas de luxo, algumas até com heliponto. Listo, então, alguns dos melhores estabelecimentos.

Foto Shutterstock

Foto Shutterstock

 

Em primeiro lugar destaco o imbatível Boteco do Pará, que está ali desde que conheço a região, há 25 anos. Para os que gostam de cerveja, o lugar oferece a mais gelada de Caraíva, além do melhor pastel de arraia e do melhor peixe assado na telha pescado pelo próprio Zé Pará, proprietário e nativo da região. Sempre peço caipiroska de cajá para acompanhar o fabuloso pôr do sol no rio. Perto dali, está o bar Comune, que também apresenta o mesmo visual privilegiado. O local foi um dos primeiros a trazer uma chef e um mixologista de São Paulo para a vila. Com drinques super bem executados para acompanhar tostadas de avocado ou tartares variados, é parada obrigatória.

A Cachaçaria é, como o nome sugere, um bar que serve talvez as melhores caipirinhas de Caraíva, mas também é um restaurante com cardápio surpreendente, onde você pode pedir desde um cupim com musseline de batata baroa e agrião até um ótimo prato vegetariano ou mesmo vegano. Já o Odara está sempre lotado, com um menu autoral, que vai de frutos do mar variados até um medalhão com aligot… que tal?

E se der vontade de comer uma pizza no melhor estilo napolitano, acabou de abrir uma tão boa que já virou point e fica na praça bem em frente à chegada das canoas. Para fechar a noite, é no forró do Pelé, também na avenida dos Navegantes, onde tocam as melhores bandas até o dia raiar.

Se quiser um pico mais isolado, atravesse o rio, ande por 2 km e vá até a ponta do Satu! No caminho, tome um banho na Ponta do Camarão, o melhor mar da região. Aproveite e boas festas!

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap