Modernização aterrissa em Congonhas: o novo projeto de ampliação e modernização do aeroporto de São Paulo

por | maio 13, 2024 | Aviação, Congonhas, Negócios, Projetando, Viagens | 0 Comentários

Novo projeto para ampliação e maior eficiência do aeroporto de Congonhas prevê reformas imediatas, como reordenamento do raio-x, e conexão com metrô até 2025

Operadora de Congonhas desde outubro passado, a Aena Brasil apresentou o projeto para a ampliação e modernização do aeroporto de São Paulo, que receberá um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional, que devem acontecer nos próximos quatro anos. De acordo com as projeções, Congonhas passará a dispor também de 20 mil metros quadrados para áreas comerciais. 

 

Hangar e os portões de embarque do novo terminal do aeroporto de São Paulo – foto divulgação

 

Depois de implementadas as melhorias, com todos os pontos de parada de aeronaves preparados para receber aviões de maior capacidade, como o Airbus A321neo – que pode realizar voos internacionais –, o aeroporto poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano. Em 2023, foram 21,8 milhões, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mais de R$ 2 bilhões serão aplicados em todas as reformas até 2028. “O Aeroporto de Congonhas é um patrimônio da cidade de São Paulo e do Brasil, com um papel importante para a conexão de toda a malha aérea nacional. Agora, vai passar por grandes alterações, tornando-se mais eficiente e oferecendo mais espaço e conforto aos passageiros”, reforça Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil. 

 

Pier de fila do novo terminal – foto divulgação

 

Entre as ações imediatas, a serem implementadas ainda em 2024, estão o reordenamento das vias e meios-fios, implantação de bolsão e praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos, retrofit do sistema de ar-condicionado do terminal atual, reforma dos banheiros, reordenamento e ampliação do raio-x, revitalização da fachada e ampliação da sala de embarque remoto.

 

Meio-fio do novo terminal – foto divulgação

 

Ainda sem ligação direta por trem ou metrô, com a maioria dos passageiros se deslocando de carro, o congestionamento no entorno do aeroporto é intenso. Para aliviar o trânsito e integrar às melhorias, o governo do Estado de São Paulo afirma que pretende concluir até o fim de 2025 as obras da Linha 17-Ouro, que terá uma estação conectada ao aeroporto.

Outras mudanças

De acordo com a Aena Brasil, o projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal. A área nova – posicionada onde hoje estão os hangares da Gol, ainda uma herança da Varig – será utilizada para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual será todo destinado ao desembarque. Com a ampliação, Congonhas receberá também mais espaço comercial, que inclui novas lojas, salas VIP, além de locais para escritórios e salas empresariais. 

 

Saguão de check-in – foto divulgação

 

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção. O projeto prevê ainda portões de embarque reversíveis, capazes de acomodar voos internacionais. 

A operadora também destaca a instalação de um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), e o aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem. A segurança das operações será reforçada com o afastamento maior entre aeronaves e pistas, dentro da norma internacional, redução da circulação viária interna, com mais pontes de embarque e oferta de serviços nas posições de parada, e novas áreas de escape (RESAs) na pista auxiliar e adequação de sinalização e balizamento. 

 

Vista isométrica do novo terminal – foto divulgação

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