Estela Farina, da Norwegian Cruise Line, fala das perspectivas para a temporada 2023 de cruzeiros

por | jan 2, 2023 | Cruzeiros, Entrevista, Pessoas, Turismo | 0 Comentários

O ano se inicia com uma temporada de cruzeiros turbinada, fortalecendo roteiros que passam pela costa brasileira, e que promete injetar bilhões na economia nacional. À frente da Norwegian Cruise Line no Brasil, Estela Farina espera ainda mais entretenimento a bordo e hóspedes que priorizam espaço e qualidade gastronômica

Até 20 de abril, mais de dez enormes navios de cruzeiros farão roteiros pela costa brasileira, com viagens partindo dos portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e Itajaí. Esta temporada de cruzeiros no Brasil pode ter recorde de passageiros, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Navios Cruzeiros – braço da Cruise Lines Internacional Association (CLIA).

As expectativas ultrapassam os patamares da temporada 2019/2020, última antes da pandemia, quando 470 mil passageiros passearam pelas águas brasileiras. A alta, na comparação, será de 43%. Segundo projeções do Ministério do Turismo, cerca de R$ 4 bilhões serão injetados na economia nacional. Além das embarcações de cabotagem, que ficam mais de um mês atracadas, o país receberá também 35 embarcações que saem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários.

 

Navio Norwegian Prima - Foto Susan Seubert e NCL | divulgação

Navio Norwegian Prima – Foto Susan Seubert e NCL | divulgação

 

A Norwegian Cruise Line (NCL) é uma dessas companhias que incluem a costa brasileira em seus roteiros. O grupo estadunidense promove cruzeiros durante todo o ano e navega seus 18 navios nos muitos mares do mundo, deslocando parte da frota para o verão europeu e, da mesma forma, quando a navegação não é possível nos meses de inverno da Europa, os navios vão para o Caribe ou para outros destinos.

Em janeiro e fevereiro, a frota da NCL navega o Caribe, Bahamas (onde a companhia tem uma ilha particular), Belize, Canal do Panamá, Costa Oeste dos EUA e Riviera Mexicana. Neste verão, os navios Norwegian Prima e Norwegian Star passam pelo Brasil. O Star, por exemplo, parte de Buenos Aires para o Rio de Janeiro, numa viagem de 7 dias, e no Rio inicia seu retorno à Europa, em um itinerário que inclui ainda Salvador e Fortaleza, antes de cruzar o Atlântico rumo a Lisboa.

 

Estela Farina – Arquivo NCL. Foto divulgação

 

Mercado estratégico para o turismo internacional – dinâmico na geração de renda e de emprego para brasileiros e em todo o planeta – o setor de cruzeiros foi duramente afetado pela pandemia. Após a tormenta, enfim é possível navegar em mares mais calmos e muito promissores. “O cruzeirista estava – e ainda está – ávido por voltar a singrar os oceanos”, analisa Estela Farina, diretora geral dos escritórios da Norwegian no Brasil. Ela compartilha sua visão sobre a retomada dos cruzeiros, o perfil do novo viajante e as expectativas para 2023 em conversa com a 29HORAS, que você confere a seguir:

A Norwegian Cruise Line navega durante todo o ano. Assim, não há exatamente essa noção de “temporada”, como ocorre nos cruzeiros de verão na costa brasileira. Quais são os principais desafios dessa operação contínua? Como inovar e surpreender os passageiros nesse contexto?
Os roteiros e destinos dos cruzeiros estão muito ligados às condições climáticas e condições de navegação. Portanto, mesmo não ocorrendo uma temporada no Brasil, nos preparamos para as temporadas de Europa e Alasca, que acontecem entre abril e outubro de cada ano. E no período em que ocorrem os cruzeiros no Brasil, nós oferecemos uma temporada cheia de opções. Há uma grande variedade de roteiros pelo Caribe com embarque desde Miami, Nova York, Porto Canaveral, Tampa ou Galveston. Há ainda roteiros pela América do Sul (Patagonia e Antártica) e pela África do Sul, pela Australia e Nova Zelândia e ainda Ásia. Nosso desafio é sempre o de criar itinerários alinhados com o desejo de nossos hóspedes e é, por isso, que anualmente incluímos novas rotas e novos portos em nossa programação.

Lançado em agosto de 2022, o Norwegian Prima é o novo navio de cruzeiro mais espaçoso do setor, com maior área de convés ao ar livre e acomodações amplas. Menos passageiros e mais espaço estavam entre as demandas dos clientes? Qual é o perfil do passageiro do Norwergian Prima?
O Norwegian Prima oferece ambientes mais abertos e espaços mais exclusivos. Um maior contato com o mar, e a sensação gostosa de estar mais próximo à natureza. E essa é a experiência que os hóspedes vêm buscando. Mesmo acomodando um pouco mais que 3 mil pessoas, há sempre um espaço aconchegante. Vale comentar que um navio com o tamanho do Norwegian Prima poderia acomodar mais de 4 mil pessoas, mas a escolha foi oferecer cabines espaçosas. Nossos cruzeiros atendem perfeitamente famílias, casais ou viajantes solo que buscam uma excelente gastronomia e um serviço amigável e eficiente.
E para quem busca mais exclusividade, ainda que em um grande navio com muitas opções gastronômicas e de entretenimento, há a área The Haven, que é onde se localizam as nossas suítes. Ali, é oferecido também piscina, restaurante e área de spa exclusivos para quem estiver acomodado nessa categoria premium, além de serviço de mordomo e concierge.

Serviço de spa disponível nos cruzeiros - Foto Susan Seubert e NCL | divulgação

Serviço de spa disponível nos cruzeiros – Foto Susan Seubert e NCL | divulgação

 

De dezembro a março, o Norwegian Star viaja pelo sul do continente americano e retorna à Europa, visitando vários portos brasileiros no caminho. Qual é a importância de destinos no Brasil para o público da Norwegian?
Para o público estrangeiro, a grande atração é poder conhecer um pouco do nosso país e, para o Brasil, a vantagem de se abrir para um público de cruzeiristas que não tem a oportunidade de visitar nossa costa em viagens regulares, durante todo o ano, como acontece no Caribe, por exemplo.

Entre os clientes brasileiros, quais rotas são as mais buscadas, o que o passageiro do Brasil mais procura nos cruzeiros?
Para 2023, estamos observando uma grande procura por roteiros que visitem Ilhas Gregas e roteiros pela Europa em geral, seja pelo Mediterrâneo ou pelo Adriático ou Mar do Norte. Também há uma busca crescente por roteiro pela Islândia, e Alasca e Havaí são itinerários do desejo de muitos.
Os brasileiros apreciam a experiência que oferecemos, que significa mais flexibilidade e escolhas, como as muitas opções de restaurante e a possibilidade de o hóspede decidir onde, quando e com quem terá suas refeições, por exemplo, além de todo o entretenimento a bordo, que inclui até pista de kart de três andares.

 

Pista de kart a bordo e área premium The Haven, também no Prima - Foto NCL | divulgação

Pista de kart a bordo e área premium The Haven, também no Prima – Foto NCL | divulgação

 

A pandemia impactou fortemente o setor. Passada a crise, quais aprendizados ficaram para a Norwegian? Alguns protocolos e procedimentos iniciados naquele momento permanecem nos navios?
Os cruzeiros, no geral, sempre tiveram um padrão altíssimo de higiene a bordo e que foi ainda mais intensificado naquele período. Passamos a agilizar o processo de check in que trouxe mais rapidez e conforto no embarque. Toda a nossa frota teve filtros Hepa instalados em todo sistema de ar-condicionado e as enfermarias a bordo foram ampliadas. Esses filtros eliminam 99% dos virus e bactérias no ar. Além disso, vários navios foram renovados durante a pandemia, assim como a gastronomia de bordo, que foi aprimorada. A renovação é percebida em todos navios da frota.

Como foi a retomada para a companhia? 2022 trouxe números favoráveis?
Foi um marco e um grande desafio. Mas também muito emocionante. Ficamos 500 dias com toda a frota parada, o que na época significava 27 navios das três marcas, sendo 17 navios da Norwegian Cruise Line. Em julho de 2021, iniciamos uma retomada com o primeiro cruzeiro saindo de Atenas. Tive a oportunidade de testemunhar esse retorno a bordo. Ver toda a tripulação emocionada e feliz, além de funcionários de vários escritórios, foi um evento realmente inesquecível! O cruzeirista estava, e ainda está ávido por voltar a singrar os mares.
A partir de julho de 2021, mensalmente um ou dois navios foram voltando à operação até que todos estivessem ativos. Isso se deu em maio de 2022, com um roteiro pelo Tahiti. E, na sequência, em agosto, inauguramos o belíssimo Norwegian Prima, que foi mais um importante marco para a companhia.
Esse foi o primeiro navio a ser batizado na Islândia, um destino tão especial, e por uma popstar tão querida em todo o planeta, a Katy Perry!

 

Rumo à Antártica

O Norwegian Star tem 294 metros de comprimento e capacidade para 2348 passageiros. Recém-reformado, o navio passou por melhorias em suas cabines, espaços públicos, restaurantes, bares e salões. Até março, o navio fica no sul do continente e retorna à Europa. São nove viagens na temporada 2023, duas percorrem o extremo sul da América visitando a Patagônia argentina e os fiordes chilenos cruzando o estreito de Magalhães, vindo de Buenos Aires em dezembro de 2022, e no roteiro inverso, partindo de Santiago para a capital argentina, neste mês. Depois, o Norwegian Star faz viagens de 14 dias que incluem a Antártica, passando pelas belas vistas de Deception Island e Elephant Island, a noroeste da península, retornando para a capital argentina.

 

Foto divulgação

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap