Embaixador da The Macallan analisa o crescimento do mercado de whisky no Brasil

por | set 15, 2023 | Bebidas, Entrevista, Pessoas & Ideias | 0 Comentários

Rosto da geração de consumidores com paladares exigentes, Gianpaolo Morselli aponta que o mercado de whisky single malt cresce de forma promissora no país

O Brasil se tornou o principal mercado de whisky na América Latina e o quarto maior do mundo, segundo a Scotch Whisky Association. Mas, ainda grande parte das garrafas consumidas por aqui são “standard”, ou seja, aquelas produzidas para atender larga escala e que não apresentam data de envelhecimento. “Temos ainda muito a crescer em educação entre os consumidores e em portifólio de qualidade”, enfatiza Gianpaolo Morselli, empresário, apreciador da bebida e embaixador da The Macallan – marca referência no mercado de luxo.

 

Gianpaolo Morselli, empresário, apreciador da bebida e embaixador da The Macallan – foto divulgação

 

A atenção à produção é o que distingue um whisky single malt premium dos muitos rótulos nas prateleiras. As particularidades que tornam a bebida da marca especial incluem a madeira usada no envelhecimento – sempre carvalho europeu ou americano com mais de 100 anos e que trazem como antepassado o envelhecimento de vinho Jerez –, o tamanho dos barris e até mesmo a quantidade envasada no alambique, já que apenas uma porcentagem pequena chega ao consumidor. “E o Brasil é a bola da vez no consumo de whisky de qualidade, não há outro país nesse tamanho em população e economia.”

É preciso paciência para qualquer aprofundamento e Gianpaolo explica que ele mesmo levou tempo para compreender a complexidade do whisky e seus rituais de consumo, e chegou a morar na Escócia para estudar. “Venho de uma família de italianos, tínhamos uma atenção especial aos vinhos, mas não ao whisky. Como estudei para ser diplomata, me acostumei a procurar conhecimento sozinho e foi assim o meu mergulho na bebida”, conta.

São Paulo tem presenciado um aumento no número de bares especializados na venda de whisky, como o Caledônia, em Pinheiros, onde é possível experimentar diferentes rótulos e até estudar a bebida, e o hotel Rosewood, na Bela Vista, que oferece em seus restaurantes coquetéis com o whisky da marca – e são lugares sugeridos pelo empresário para degustar. “O ritual de consumo é de cada um, mas gosto muito de apreciar a bebida em casa e em pequenas doses, como a tradição do whisky de qualidade sugere.”

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