Marcas brasileiras conquistam mercados estrangeiros graças a franchising, e diferentes redes têm observado movimentos promissores

por | jun 29, 2022 | Ideias, Negócios | 0 Comentários

A internacionalização de marcas brasileiras por meio de franquias voltou a ganhar força em 2021 na comparação com o ano anterior, segundo a ABF. O número de redes nacionais presentes no exterior subiu de 163 para 183 no período. Entre os principais motivos para essa expansão estão o arrefecimento da pandemia, a busca por novos mercados, por ampliar o faturamento em moedas mais fortes e diluir riscos de investimento.

“O primeiro ano de pandemia foi de uma cautela maior por parte das redes e de adaptação ao novo cenário. Já no segundo ano da pandemia, com os sinais de reaquecimento das atividades econômicas em diversos países, as empresas franqueadoras com foco ou atuação internacional retomaram seus planos de expansão”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. Os Estados Unidos continuam liderando a lista dos países com maior presença de marcas brasileiras, Portugal se manteve em segundo lugar e o Paraguai também continua na terceira posição.

O levantamento apontou que no último ano houve tanto o movimento de redes brasileiras que intensificaram ainda mais sua presença no exterior – como é o caso de Casa Bauducco (Alimentação) e Ornare (Moda) –, quanto daquelas que estrearam internacionalmente, como as marcas Fichips Food (Alimentação), Instituto Inspirar (Serviços Educacionais) e Mais Top Estética (Saúde, Beleza e Bem-Estar). Foram destaque ainda marcas de alimentação do ramo de açaí – é o caso de Açaí Concept, Fast Açaí, Kingdom Açaí e Oakberry Açaí Bowls.

 

Franquias de açaí se destacam em mercados internacionais | Foto IStockphoto

Franquias de açaí se destacam em mercados internacionais | Foto IStockphoto

 

A Doutor Sofá – rede especializada em limpeza e impermeabilização de estofados – também foi exemplo de internacionalização por meio de franquias. A marca inaugurou três unidades nos EUA (New Jersey, Salt Lake City e Orlando), uma em Pamplona, na Espanha, e prevê uma unidade em Lisboa, no ano que vem. O projeto de expansão abrange também Uruguai, Paraguai e Chile.

Atualmente a rede conta com mais de 160 unidades em operação no Brasil e o faturamento anual ultrapassa R$20 milhões. Com as unidades em operação, cerca de mil cidades são atendidas e o número de clientes chega a 800 mil.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap