Franquias brasileiras expandem suas operações para o exterior

por | jun 13, 2023 | Franquias, Negócios | 0 Comentários

Redes nascidas no Brasil expandem suas operações para o exterior, para os EUA, para Portugal e para os nossos vizinhos da América Latina; segundo a ABF, marcas nacionais já atuam em 126 países, totalizando quase 2 mil lojas atualmente em funcionamento

Mais de 4 milhões de brasileiros moram fora do Brasil – principalmente em países como Estados Unidos e Portugal. E, como empreender está no DNA dos emigrantes brazukas, muitas franquias nacionais expandem por esses países e por outros aqui mais próximos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de marcas brasileiras presentes no exterior já passa de 200, espalhadas por 126 países, mas concentradas nos já citados Estados Unidos (78), Portugal (56) e Paraguai (46) e Bolívia (27). Pesquisa sobre a Internacionalização das Franquias Brasileiras divulgada pela ABF mostra que as franquias brasileiras no ano passado cresceram 16% em comparação a 2021.

O número de marcas no exterior subiu de 183 para 213 em 2022. O levantamento reúne todos os formatos de operação, e os países com mais unidades são Portugal (266), EUA (190), Argentina (161), Colômbia (146) e Paraguai (130). A força desse movimento de internacionalização ganhou tração com a retomada da economia após a crise global causada pelo coronavírus: várias redes colocaram em ação seus planos pré-pandemia e outras deram o start em seus projetos de expansão para além das fronteiras brasileiras para ganhar escala e por conta da saturação de alguns mercados locais.

Franquia OAKBERRY Los Angeles - foto divulgação

OAKBERRY Los Angeles – foto divulgação

 

Os Estados Unidos lideram o ranking pela fartura de oportunidades, pelo tamanho do mercado e pelo fato do país ser considerado como um trampolim para uma operação global. Portugal, que também é uma porta de entrada para a Europa, também recebe muito bem as franquias brasileiras em razão das afinidades culturais que unem o Brasil à Terrinha. Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Chile são relevantes pela proximidade geográfica e pelas facilidades logísticas e alfandegárias.

O levantamento da ABF indica que o segmento de Moda lidera a lista por número de marcas, seguido de perto pelos negócios envolvendo Beleza & Bem-Estar. Depois vêm as marcas do ramo de Alimentação, de Educação e de Serviços. Alguns exemplos de franquias de moda que se internacionalizaram são a Hering, a Arezzo, a Chilli Beans e a Datelli; no segmento de Saúde & Beleza, vão muito bem a Depyl Action, a Magrass e a Emporium da Beleza. No ramo de Alimentação, fazem muito sucesso as lanchonetes Bob’s e Giraffa’s e as marcas que trabalham com açaí, como a Fast Açaí e Oakberry, que tem lojas nos EUA e na Austrália.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap