A pandemia fez nascer uma série de produtos e serviços, criando nichos de mercado para empresas de variados ramos e startups com soluções voltadas ao combate do coronavírus. Muitas dessas ideias não perduraram ao longo do ano de enfrentamento ao vírus. Outras inovações, porém, fizeram sucesso e já são produtos que fazem parte da rotina das pessoas graças ao empreendedorismo de marcas.
Ao entrar em um táxi ou carro de aplicativo, como Uber, já não espanta a presença de uma capa que separa o motorista do passageiro. A Toyota desenvolveu uma cabine separadora, feita de filme PVC cristal, para os modelos Etios, Yaris e Corolla – disponível nas concessionárias. Cada separador foi desenhado exclusivamente para cada modelo, levando em consideração as dimensões internas do veículo.
Marcas de roupa correram para apresentar soluções que reduzissem a contaminação em máscaras e outras vestimentas. A Lupo desenvolveu uma linha com a tecnologia Amni Virus-Bac OFF, na qual os produtos são feitos com fio de poliamida antiviral e antibacteriano com efeito permanente. Além de máscaras de pano, a marca apresenta meias e roupas esportivas com o mesmo tecido. É importante ressaltar, entretanto, que essa linha não recebeu certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque ela é necessária apenas no caso de itens para uso médico e hospitalar.
Já a Ambev, em parceria com a startup Bizsys, fabricou 3 milhões de máscaras do tipo face shield, que cobrem o rosto todo, e doou para profissionais de saúde do país em 2020. A matéria-prima para a produção dos protetores foi o PET, mesmo material utilizado nas embalagens de Guaraná Antarctica. Os equipamentos contaram com a avaliação técnica do Inova USP – o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo. P.C.
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