A entidade, que reúne 11 concessionárias, como as dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, pretende ofertar soluções inovadoras e serviços ao setor
Na última década, o Brasil passou por profundas mudanças no sistema aeroportuário. Com o modelo de concessões, impulsionado, principalmente, para atender aos grandes eventos realizados no país entre 2014 e 2016 – e para corresponder ao aumento constante da demanda por viagens aéreas – terminais foram construídos e ampliados sob diferentes gestões privadas.
As principais concessionárias de aeroportos do país, que controlam 59 terminais responsáveis por mais de 90% do tráfego de passageiros, anunciaram, em novembro, sua filiação à Aeroportos do Brasil. A entidade, que reúne 11 concessionárias, como as dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, é uma evolução da Aneaa (Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos), criada em 2013. “A Aeroportos do Brasil passa a assumir, cada vez mais, o protagonismo na construção de convergência na relação Poder Público-Aeroportos, tratando de assuntos de interesse comum em benefício de um desenvolvimento do setor”, afirma Fábio Carvalho, presidente da associação.
Entre os desafios que as empresas administradoras de aeroportos enfrentarão nos próximos anos, destacam-se a inclusão de mais brasileiros à malha aérea e o desenvolvimento de soluções sustentáveis à aviação. “Será preciso adotar, por exemplo, políticas que permitam que as passagens aéreas tenham menores custos e que mais brasileiros possam viajar de avião. Com igual importância, a sustentabilidade é um objetivo comum de aeroportos de todo o mundo, não só pelas questões de redução das emissões, mas também pela eficiência energética dos terminais e pela diminuição de ruídos.”
O Brasil tem o segundo maior parque aeroportuário do mundo atrás apenas dos Estados Unidos. Para seguir avançando, a integração nacional depende de um planejamento conjunto que envolva diferentes agentes, como Governo Federal, os estados, os municípios e as concessionárias. “Acredito que a Aeroportos do Brasil poderá ser uma importante interlocutora nesse processo para que as pessoas possam se deslocar de onde estão para onde precisam ir. Com planejamento, método, indicadores e resultados”, conclui.
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