Dez canções que são clássicos da música brasileira para você se envolver de vez no ritmo de Copa do Mundo

por | out 24, 2022 | Música | 0 Comentários

Algumas músicas representam tão bem sentimentos de tantos brasileiros, que poderiam ser cantadas antes dos jogos da seleção

É inegável dizer que toda boa conversa deste segundo semestre passa pelo assunto Copa do Mundo. Os álbuns de figurinhas já chegaram e ganham o coração de crianças e adultos, e algumas ruas começam a ser pintadas. E se o clima vem de mansinho para dominar todo mundo, aqui na Tecla iniciamos um papo para lá de divertido e que queremos compartilhar: quais músicas trazem aquele arrepio na pele e poderiam ser se já não são hinos do Brasil? Separamos, então, dez canções que são clássicos da música brasileira para você se envolver de vez nesse espírito!

As primeiras da lista são “País Tropical” de Jorge Ben Jor, “Aquele Abraço” de Gilberto Gil e “Brasil Pandeiro”, dos Novos Baianos ou vai dizer que você nunca cantou por aí “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor”, ou até mesmo “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”?

E as histórias por trás desses clássicos são muito interessantes! “Aquele Abraço”, por exemplo, foi composta por Gil em 1969, no momento de transição entre o tempo que ficou preso no Rio de Janeiro e sua ida para o exílio em Londres. Algumas histórias contam que o artista começou os acordes quando visitou a mãe de Gal Costa, e finalizou a letra em um guardanapo de papel, já no avião para a cidade inglesa.

 

Foto Shutterstock

Foto Shutterstock

 

Há ainda outras canções que não poderiam faltar nessa seleção. “Não Deixe O Samba Morrer”, da Alcione, “Que Beleza”, de Tim Maia e “Aquarela do Brasil”, cantada por Gal Costa. “Não Deixe O Samba Morrer” é, até hoje, uma das músicas mais tocadas no Brasil ocupando, inclusive, o ranking de primeiro lugar entre as canções que têm “samba” no nome.

Para encerrar, consideramos as músicas “Odara”, de Caetano Veloso, “Vou Festejar”, da Beth Carvalho, e “Brasil”, de Cazuza. Já falamos sobre “Odara” anteriormente por aqui a canção, de acordo com Caetano, carrega a palavra que significa alegria, certo e luminoso, em Iorubá. O cantor também explica que é um termo muito usado na Bahia e que define coisas boas, por isso o clássico “Deixa eu dançar pro meu corpo ficar Odara”.

A verdade é que poderíamos selecionar outras canções em muitas páginas, como o protesto em forma de música do Cazuza, em “Brasil”. Mas se faltam palavras, falamos em música! Confira a playlist que fizemos com outras possibilidades de hinos nacionais no perfil da 29HORAS, no Spotify é só buscar por 29HORAS Play.

Gostou da dica e se interessou pelas músicas? Acesse no 29HORAS Play. Aproveite!

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap