fbpx
logo
logo

Urban Futurability, novo projeto da Enel Brasil promete tornar bairro paulista em laboratório de soluções tecnológicas

por | out 4, 2021 | Coluna, Lifestyle, Mobilidade, Projetando, São Paulo | 0 Comentários

Urban Futurability, um projeto de transformação da rede elétrica promete tornar a Vila Olímpia, bairro da zona sul de São Paulo e um dos principais centros corporativos do Brasil, em um laboratório de mais de 40 iniciativas de digitalização e inteligência artificial, inéditas na América do Sul.

O Urban Futurability, da Enel Brasil – em parceria com as autoridades governamentais locais e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) –, contempla a criação de uma réplica digital tridimensional da rede elétrica do bairro e a instalação de aproximadamente 4.900 sensores, que coletarão dados sobre as condições da rede.

 

  • Save

Foto Divulgação

 

“A coleta e o compartilhamento dessas informações podem contribuir com a redução e a utilização mais racional do consumo de energia, e serão percebidas pelos negócios e moradores da região”, explica Gino Celentano, Head de Infraestrutura e Redes da Enel Brasil. A expectativa é que esses dados passem a ser obtidos de uma forma otimizada, o que levará a uma redução de custos. “Isso permite que empresários e interessados de forma geral os transformem em novos serviços e novas soluções.”

Dentre as propostas com reflexo aos cidadãos, um exemplo é a iluminação da ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros, uma iniciativa público-privado que resultou na implantação de sistemas de telegestão da iluminação pública, por meio da instalação de lâmpadas em LED, trazendo mais segurança para os ciclistas que frequentam o local. “O objetivo é transformar o espaço em uma ciclovia inteligente no futuro, disponibilizando Wi-fi, câmeras e sensores inteligentes.”

Também é esperado que a digitalização permita uma redução gradativa de visitas das equipes de manutenção na Vila Olímpia, além de impactar de forma positiva a mobilidade urbana. “Na região do Urban Futurability serão testadas iniciativas com foco em veículos elétricos. A expectativa é de que até o início de 2023 todas as resoluções inicialmente planejadas estejam aplicadas.”

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap