Conheça tours guiados e passeios incríveis para fazer pela cidade de São Paulo
No verão, as caminhadas tornam-se ainda mais convidativas. Com roupas leves, uma mochila pequena e um par de calçados confortáveis dá vontade de perambular pela cidade o dia todo… E São Paulo é uma cidade particularmente especial para isso, pois tem um panorama histórico, cultural e gastronômico incrível, com inúmeras opções de passeios.
Uma boa dica é se juntar a grupos experientes nessa área. Um exemplo é o Free Walking Tour de São Paulo, que trabalha com o conceito de economia colaborativa: quem participa define o quanto vale o passeio, deixando contribuições como forma de apoio ao projeto. Os quatro tours oferecidos são feitos em português ou inglês para grupos de no máximo 25 pessoas. É preciso reservar online pelo site https://www.saopaulofreewalkingtour.com.
O roteiro pelo centro histórico de São Paulo dura três horas e meia e passa pela Catedral da Sé, Theatro Municipal, edifício Copan, edifício Matarazzo, Farol Santander, Mosteiro de São Bento, Faculdade de Direito do largo São Francisco, edifício Martinelli, Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e edifício Itália, entre outros pontos. Acontece aos sábados, às 10h30, e o ponto de encontro é a Praça da República, ao lado do Centro de Informações Turísticas (metrô República).
Há um tour pelo Parque do Ibirapuera aos sábados, às 15h30, que envolve todos os atrativos e museus do parque; um roteiro pelos bairros de Pinheiros e Vila Madalena que acontece aos domingos, às 10h30, mostrando os grafites e a arte de rua, como o Beco do Batman e a escadaria do Patápio, além dos bares e restaurantes da região; e ainda uma caminhada em grupo aos domingos, às 15h, na avenida Paulista, símbolo da cidade. Os casarões antigos, o Masp, os parques Trianon e Mário Covas, o Sesc Paulista, a Japan House e o Mirante 9 de Julho fazem parte do roteiro de duas horas e meia, além de outros lugares imperdíveis.
Já a experiência de caminhar à noite pela cidade é o foco do projeto Caminhada Noturna pelo Centro, que já ultrapassou a marca de 300 edições e conta sempre com a participação de especialistas e personalidades de áreas como arquitetura, artes plásticas, administração pública, história e urbanismo.
Os roteiros gratuitos acontecem sempre às quintas-feiras e o ponto de encontro costuma ser a Biblioteca Mário de Andrade, às 20h. Não há necessidade de se inscrever antecipadamente: é só comparecer no horário. Vale conferir no Instagram do grupo: @caminhadanoturnacentrosp. A Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Palacete Tereza, que abriga a Casa de Francisca; e o Farol Santander, antigo Prédio do Banespa, fazem parte desse roteiro noturno e surpreendente.
0 comentários