fbpx
logo
logo

Theatro Municipal de São Paulo comemora 110 anos com programação multimídia

por | set 6, 2021 | Cultura, Espetáculos, Música | 0 Comentários

Comemorações têm início neste mês no Theatro e no ambiente virtual, com ópera multimídia, percurso sensorial, itinerância lírica e série no Youtube.

Com uma programação que marca a retomada das óperas no Theatro Municipal de São Paulo, após dois anos, o edifício – assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi – celebra 110 anos em 2021. Entre suas paredes e em seus entornos, visitantes podem festejar, ao longo do mês, esse patrimônio arquitetônico tombado, tão importante para a música, a dança e a ópera no Brasil.

 

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Fabiana Stig
  • Save

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Fabiana Stig

 

A comemoração do aniversário começa no dia 10, com a estreia da ópera-tango “María de Buenos Aires” (1968), de Astor Piazzolla, que ganha contexto atual na concepção de Kiko Goifman – diretor de cinema que assina sua primeira produção operística –, que convidou prostitutas para atuar nas récitas e utiliza projeções e técnicas de cinema ao vivo.

No dia 12, data do aniversário do teatro, estreia “Fantasmagoria Theatro Municipal de São Paulo”, uma mistura de espetáculo-exposição-percurso, dirigida pela dupla Daniela Thomas e Felipe Hirsch, com intervenções de integrantes dos corpos artísticos da casa em diversos ambientes do edifício, e cenografia composta por peças do acervo.

 

Cena da ópera "María de Buenos Aires", em cartaz neste mês, na programação de aniversário do teatro - Foto: Ariel Bravo
  • Save

Cena da ópera “María de Buenos Aires”, em cartaz neste mês, na programação de aniversário do teatro – Foto: Ariel Bravo

 

Os projetos “Carroças Líricas” e “Cine-Ópera” levam a ópera para as ruas da cidade, seja em projeções em edifícios ou pontos pré-determinados, seja por meio dos catadores de material reciclável que circulam pelo centro de São Paulo com intervenções artísticas, a partir do dia 20 de setembro. A websérie documental “Memória Viva da Capital”, com direção de André Ferazini, com previsão de lançamento no dia 23, revela, em quatro episódios, parte dos 110 anos do edifício, e é exibido no canal do Youtube do teatro.

Os ingressos para a ópera custam a partir de R$ 20 (inteira) e para o espetáculo “Fantasmagoria Theatro Municipal de São Paulo”, R$ 40 (inteira). A venda está disponível no site www.theatromunicipal.org.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap