A mostra “Calder + Miró” celebra dois gênios da arte moderna no Instituto Casa Roberto Marinho

por | set 8, 2022 | Cultura, Exposições | 0 Comentários

A exposição reúne aproximadamente 150 obras de diferentes naturezas que evidenciam o talento do escultor norte-americano Alexander Calder e do pintor espanhol Joan Miró, incluindo algumas nunca vistas no Brasil até o dia 20 de novembro

O Instituto Casa Roberto Marinho abriga até 20 de novembro a mostra “Calder + Miró”, que reúne aproximadamente 150 peças – entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, móbiles, stabiles, maquetes, fotografias, joias e têxteis que evidenciam o talento e a genialidade do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e do pintor espanhol Joan Miró (1893-1983). A exposição aborda também os reflexos no Brasil das criações desses grandes mestres, que influenciaram direta ou indiretamente as produções de Abraham Palatnik, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, Ivan Serpa, Luiz Sacilotto, Lygia Clark, Milton Dacosta, Mira Schendel e Servulo Esmeraldo todos com obras expostas não só nos salões do casarão, mas também nos jardins da propriedade.

 

Joan Miro Femme (1969) Bronze da mostra "Calder e Miró" | Foto Jaime Acioli

Joan Miro Femme (1969) Bronze | Foto Jaime Acioli

 

A exposição “Calder + Miró” assinala um momento muito especial da Casa Roberto Marinho ao reunir dois fraternos gigantes do século XX, interlocutores numa extensa conversa lúdica envolvendo invenção, humor, sínteses e afinidades. É também a primeira mostra alavancada pelo acervo de um dos filhos do nosso patrono: a coleção Karin e Roberto Irineu Marinho. Às suas obras juntam-se, no espaço do Cosme Velho, sob a batuta de Max Perlingeiro, trabalhos de 6 instituições e de 32 particulares.

Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho, 1.105, Cosme Velho, tel. 11 3298-9449.
Ingressos a R$ 10.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap