logo
logo

Origem 75 aposta na sustentabilidade e serve comidas saudáveis e cheias de sabor

por | dez 26, 2020 | Comida & Bebida, Comidas, Sustentabilidade | 0 Comentários

Acaba de ser inaugurado na entrada de Vinhedo o restaurante Origem 75, um empreendimento que une sustentabilidade, conforto e uma culinária saudável e saborosa. Além desses três pilares, tem mais um, bem importante: o propósito.

A ideia dos sócios – os empresários Rodrigo Rivellino, Beto Elias e Ricardo Capucci – é criar uma conexão consciente entre o espaço e os clientes, valorizando os ingredientes dos pratos e fortalecendo os pequenos produtores da região. Em grande parte, eles estão conseguindo isso. Com um arrojado projeto arquitetônico e um paisagismo que propicia um respiro para quem passa o dia preso em um apartamento ou escritório, o restaurante tem 195 lugares distribuídos por 1.750 m².

O complexo inclui um bar, uma arejada varanda com lago e horta, um empório de orgânicos, uma área para apresentações musicais – o Estúdio 75 –, espaço kids e o Espaço Bella Vista, salão de eventos com cozinha separada, varanda privativa e vista estonteante da região.

O cardápio foi elaborado pela chef e consultora Renata Cruz. No almoço de segunda a sexta-feira, a casa opera em sistema de bufê com uma grande variedade de verduras, grãos, pães, tortas e pratos quentes, a R$ 56 por pessoa (ou R$ 72 para quem quiser incrementar a refeição com uma carne grelhada).

 

  • Save

Restaurante Origem, em Vinhedo – Foto divulgação

Nos jantares e almoços dos sábados, domingos e feriados, o serviço é à la carte, com tentadoras opções. Tem costela assada por 12 horas, paleta de leitão com farofa de beterraba orgânica, ceviche de caju com chips de raízes orgânicas, tartar de carne com corn flakes e couve orgânica grelhada, galeto na lenha marinado com laranja, cotoletta suína à milanesa, pirarucu com pirão de banana-da-terra e um portentoso Tomahawk de 850 g feito na parrilla e capaz de saciar o apetite de três pessoas.

Do bar, saem ótimos drinques, como o bem-executado Bloody Mary e o exclusivo Dona Lúcia, que homenageia a última quilombola da região de Vinhedo. Ele é feito com cachaça, fat washing de queijo parmesão, manjericão da horta, vermute dry, licor de flor de sabugueiro, limão Tahiti e melaço de cana. Para quem prefere um bom vinho, a adega do Origem abriga 1.500 garrafas de espumantes, brancos, rosés e tintos orgânicos, naturais e biodinâmicos.

 

  • Save

Portentoso Tomahawk com purê de cenouras – Origem 75 – Foto divulgação

Na hora da sobremesa, aposte na torta rústica de maçã assada na lenha ou nos cremosos sorvetes de chocolate e de doce de leite da Nero – conhecida gelateria artesanal de Vinhedo.

A única observação que pode ser feita ao “conceito” do restaurante é justamente quanto à origem dos ingredientes. O cardápio enfatiza os efeitos terapêuticos de cada prato ou drinque, mas omite sua procedência. Boa parte dos vegetais vêm do Sítio 75, uma propriedade agroecológica de Roberto Rivellino, um dos sócios da casa. Mas em relação às carnes, aos queijos e embutidos, o cliente fica boiando. Se é para valorizar o pequeno produtor local, seria bom indicar de onde vem cada item que está sendo servido.
Origem 75: Rua Fluminense, 715, Vinhedo, tel. 19 3846-3438.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap