De Torquato Neto, passando por Luiz Melodia e Alice Ruiz, até o belo timbre de Mãeana, novidades reverenciam os grandes nomes da música brasileira
Começo falando do nosso poeta inspirador. Saiu pelo Círculo de Poemas – clube de assinaturas da editora Fósforo – uma edição da poesia inicial de Torquato Neto. “Canetadas”, como dizia Luiz Melodia (foto), que nasceram antes dos clássicos feitos para a canção brasileira como “Mamãe Coragem” (gravada por Gal Costa e Nara Leão). É um livro interessante para conhecer mais a fundo esse grande autor da canção manifesto “Geléia Geral”, com Gilberto Gil.
Dessa mesma coleção temos o maravilhoso “Cancioneiro Geral” (1962-2023), reunindo pela primeira vez em livro a obra do baiano José Carlos Capinan, também autor de letras absurdamente belas como “Movimento dos Barcos”, com Jards Macalé. Gosto muito desse tema que foi lindamente chamado por Alice Ruiz, poeta parceira de Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção, de “poesia pra tocar no rádio”. São de Alice as letras de “Socorro” (gravada por Arnaldo e por Cássia Eller) e “Vou Tirar Você do Dicionário” (gravada por Zélia Duncan).
Mas, como estamos “torquatando”, pulo para outro assunto. Acabamos de lançar o documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, dirigido por Alessandra Dorgan. Sou a diretora musical do filme e a entrevista que Melodia me deu para o “Vozes do Brasil vol.1” foi o pontapé dessa história. A produção é toda contada por ele mesmo, com sua voz e com imagens de arquivo inacreditáveis, incluindo um super 8 caseiro feito na Bahia, logo depois do sucesso de “Juventude Transviada”.
O lançamento foi no festival “É Tudo Verdade”, em abril, e já é um sucesso. Tem Gal Costa, Wally Salomão, Renato Piau, Macalé, Itamar, Sergio Sampaio, Banda Black Rio e tem ainda Jane Rei, musa de sua vida toda. Um orgulho ter feito esse registro, contar essa história de uma das vozes mais bonitas desse país.
Outra notícia quente, abalando corações, é o encontro de Caetano Veloso e Maria Bethânia para uma série de shows como nunca se viu antes. Estádios!! Filas imensas para a compra de ingressos para o que parece ser o show da década. Dois artistas que são parte do melhor que se faz na música brasileira. Inspirados pelo rádio, por Orlando Silva, por João Gilberto, pelo samba do recôncavo e ainda referências para cantores e compositores de muitas gerações. Sorte a sua se garantiu o seu lugar!
E, por fim, uma notícia que não é tão nova assim, mas que merece a sua escuta: Mãeana cantando JG (João Gilberto e João Gomes). Já ouviu? Uma delícia de repertório com essa voz divina de Ana Claudia Lomelino, um dos timbres atuais mais lindos. Talvez não toque na rádio que você está acostumado a escutar, mas nas plataformas tem! Como dizem, procure saber!
Aproveite para ouvir Capinan, Torquato, Luiz Melodia, Jards Macalé… Até a nossa próxima viagem!
0 comentários