Para os amantes das trilhas sonoras, o Oscar vai além da experiência visual do cinema, e leva a um universo de sons a serem explorados.
O primeiro impulso dos cinéfilos-musicais é ficar de olho nos indicados do ano à melhor soundtrack, é claro, mas para quem curte muito som e cinema, o que vale mesmo é maratonar as produções de todas as categorias e aproveitar as pérolas sonoras que irão aparecer.
Neste ano, filmes muito ligados à música e, principalmente, ao jazz e blues, brilharam nas indicações e nos prêmios, por isso, juntamos aqui algumas dicas dos nossos favoritos à estatueta “tem-que-ver-tem-que-ouvir”.
A Voz Suprema Do Blues
Netflix
O longa marcou uma triste indicação póstuma de melhor ator ao incrível Chadwick Bosman, em seu último trabalho, em que dá vida ao trompetista Levee, contracenando com a potente Viola Davis, que interpreta Ma Rainey, a “mãe do Blues” neste drama musical ambientado nos anos 1920. Imperdível!
O Som do Silêncio
Amazon Prime
Não, não é sobre a clássica canção de Simon & Garfunkel. Neste caso, o som do Heavy Metal permeia o filme indicado à categoria principal que conta a história de um baterista (o incrível Riz Ahmed, também indicado por sua brilhante atuação), que perde a audição e, por sua vez, sua grande paixão: poder tocar. Apenas assista.
Soul
Disney +
Na animação da Disney que mexe com o coração de todos os adultos (o filme não é para crianças, estamos certos disso), a música é a protagonista. Além do multiartista Jamie Foxx emprestar sua voz para Joe Gardner, um professor que tem o jazz como seu maior amor, a produção conta com composições e arranjos do renomado músico Jon Batiste. Um carinho para a alma e os ouvidos!
The United States vs Billie Holiday
Hulu
Dirigido por Lee Daniels, do impressionante “Preciosa” (2009), o longa mostra um recorte da vida intensa e turbulenta de uma das maiores vozes da música, interpretada pela cantora Andra Day, também indicada ao Oscar por sua atuação. Por muitos motivos, é um filme necessário e, destacamos aqui a canção “Strange Fruit”, uma forte marca do pioneirismo de Billie na luta pelos direitos civis nos anos 1960.
Para não sermos injustos com as tantas obras presentes e elogiadas nesta edição da maior premiação do cinema, montamos uma playlist especial com as músicas das produções das diversas categorias. É só dar o play (no filme e no som) e curtir!
0 comentários