Símbolo do renascimento e das mudanças, a Primavera também inspira canções de amor e luta

por | set 8, 2022 | Coluna, Música | 0 Comentários

Primavera é sinônimo de renovação. É a época do ano em que “estão voltando as flores”, como diz a famosa marcharancho de Paulo Soledade, cantada por Dalva de Oliveira. É também “quando ninguém mais espera e ressuscita por amor”, como ressoa na canção de Zé Miguel Wisnik, interpretada por Ná Ozzetti. Por isso, preparamos aqui uma linda seleção de músicas para você entrar em setembro no clima de transformação!

Quem já lembrou de Beto Guedes? O compositor mineiro está em fase boa depois da linda gravação de Gabriel Sater de “Amor de Índio”, tema do casal romântico mais bonito e famoso da TV no momento. Essa canção faz parte de um LP de 1978, que também traz “Só Primavera”, de Beto e Marcio Borges com arranjo lindo de Wagner Tiso. Um naipe de cellos, viola caipira, piano de Flavio Venturini… é um luxo!

 

Beto Guedes - Amor De Índio (1978) | Foto Reprodução

Beto Guedes – Amor De Índio (1978) | Foto Reprodução

 

A letra fala do nascer de um novo homem, a primavera como uma promessa. E no disco do ano seguinte, 1979, está a belíssima “Sol de Primavera”, parceria com Ronaldo Bastos: “Já sonhamos juntos/Semeando as canções no vento/Quero ver crescer nossa voz/No que falta sonhar…”

“Primavera nos Dentes” com os Secos e Molhados já é uma outra história, música de João Ricardo e João Apolinário, faixa do disco histórico de 1973. Um teclado incrível, guitarras, baixo e uma força tremenda na letra, que diz: “Quem não vacila mesmo derrotado/Quem já perdido nunca desespera/E envolto em tempestade, decepado/Entre os dentes, segura a primavera”. É um chamado para a luta! Essa música foi regravada na voz de Duda Brack e é o nome de um lindo projeto de Charles Gavin. Ouça as duas versões!

Tom e Vinicius dificilmente faltam em minhas listas. Separei “Derradeira Primavera”, gravada naquele disco de Nana Caymmi, de 1967, pelo selo Elenco de Aloyso de Oliveira. Com arranjo maravilhoso de Oscar Castro Neves, a música é tristíssima em qualquer versão.

E, para terminar, a deliciosa e romântica balada soul “Primavera (Vai Chuva)”, de Cassiano e Rochael, gravada por Tim Maia, em 1970, com Cassiano na guitarra e o próprio Tim tocando violão. Essa nem preciso colocar a letra, todo mundo sabe e quero te deixar com vontade de cantar enquanto termina de ler esta coluna.

Viva a primavera, prenúncio de mudança! Vamos aproveitar!

Ficou com vontade de ouvir as clássicas do artista? Acesse no 29HORAS Play. Aproveite!

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap