O esforço global para enfrentar as mudanças climáticas envolve a eletrificação das frotas de ônibus
Enquanto um ônibus elétrico reduz as emissões em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano, um ônibus comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Além de sustentáveis, mais econômicos e silenciosos, os ônibus elétricos apresentam melhor desempenho e menor custo de manutenção.
Na América Latina, o país que lidera a operação de ônibus elétricos é o Chile, com 819 veículos em atividade. Em seguida vem a Colômbia, com 588; o México, com 409; e o Brasil, com 350. Já a cidade de Shenzen, na China, destaca-se por ser a primeira metrópole do mundo com 100% da frota de ônibus composta por veículos elétricos. Em seis anos, a cidade eletrificou toda sua frota municipal, e conta hoje com mais de 18 mil ônibus elétricos circulando, em um protagonismo que superou as marcas do continente europeu. Além disso, a cidade chinesa converteu toda a sua frota de 22 mil táxis para veículos elétricos.
O tema vem ganhando corpo no Brasil, com diversas cidades realizando testes com ônibus elétricos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília. A capital paulista conta com apenas 219 ônibus elétricos em sua frota, que reúne 14 mil ônibus. Mas de acordo com o Programa de Metas da prefeitura paulistana, até 2024 ao menos 20% da frota deverá ser de ônibus elétricos, cerca de 2.600 veículos.
Para alcançar esse objetivo, a prefeitura anunciou uma parceria com a chinesa Higher Bus, que deve entregar duas mil unidades nos próximos dois anos. Em 2048, a projeção é ter uma frota 100% eletrificada.
Um destaque no estado de São Paulo é a cidade de São José dos Campos, que em novembro de 2021 comprou 12 ônibus elétricos articulados da BYD (Build Your Dreams), com capacidade para transportar 170 passageiros.
![Frotas de Ônibus elétrico fabricado pela empresa Eletra, de São Bernardo do Campo - Foto divulgação](https://29horas.com.br/wp-content/uploads/2022/08/onibus-eletrico-Eletra-1024x683.png)
Ônibus elétrico fabricado pela empresa Eletra, de São Bernardo do Campo – Foto divulgação
Francisco Christovam, Presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), também ressalta o inspirador exemplo da empresa Eletra, sediada em São Bernardo do Campo, que há 22 anos se dedica à montagem de ônibus elétricos. Líder nacional em tecnologia de transporte sustentável, o grupo mudou-se em julho para um novo espaço, onde terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 por ano.
Para Christovam, a história da Eletra mostra como a eletrificação do ônibus é importante no setor, mas segundo ele ainda é necessária a consolidação de um tripé: disponibilidade, confiabilidade e razoabilidade.
“Precisamos de mais opções tecnológicas e dentro de parâmetros aceitáveis de custo. Não será possível chegar a um bom termo sem planejamento e políticas públicas bem estruturadas. Mas isso não muda o fato de que precisamos migrar, com urgência, para um transporte coletivo limpo nas cidades brasileiras.”
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