Rumo à descarbonização: eletrificação das frotas de ônibus começam a ganhar espaço no Brasil

por | ago 10, 2022 | Coluna, Mobilidade | 0 Comentários

O esforço global para enfrentar as mudanças climáticas envolve a eletrificação das frotas de ônibus

Enquanto um ônibus elétrico reduz as emissões em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano, um ônibus comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Além de sustentáveis, mais econômicos e silenciosos, os ônibus elétricos apresentam melhor desempenho e menor custo de manutenção.

Na América Latina, o país que lidera a operação de ônibus elétricos é o Chile, com 819 veículos em atividade. Em seguida vem a Colômbia, com 588; o México, com 409; e o Brasil, com 350. Já a cidade de Shenzen, na China, destaca-se por ser a primeira metrópole do mundo com 100% da frota de ônibus composta por veículos elétricos. Em seis anos, a cidade eletrificou toda sua frota municipal, e conta hoje com mais de 18 mil ônibus elétricos circulando, em um protagonismo que superou as marcas do continente europeu. Além disso, a cidade chinesa converteu toda a sua frota de 22 mil táxis para veículos elétricos.

O tema vem ganhando corpo no Brasil, com diversas cidades realizando testes com ônibus elétricos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília. A capital paulista conta com apenas 219 ônibus elétricos em sua frota, que reúne 14 mil ônibus. Mas de acordo com o Programa de Metas da prefeitura paulistana, até 2024 ao menos 20% da frota deverá ser de ônibus elétricos, cerca de 2.600 veículos.

Para alcançar esse objetivo, a prefeitura anunciou uma parceria com a chinesa Higher Bus, que deve entregar duas mil unidades nos próximos dois anos. Em 2048, a projeção é ter uma frota 100% eletrificada.
Um destaque no estado de São Paulo é a cidade de São José dos Campos, que em novembro de 2021 comprou 12 ônibus elétricos articulados da BYD (Build Your Dreams), com capacidade para transportar 170 passageiros.

 

Frotas de Ônibus elétrico fabricado pela empresa Eletra, de São Bernardo do Campo - Foto divulgação

Ônibus elétrico fabricado pela empresa Eletra, de São Bernardo do Campo – Foto divulgação

 

Francisco Christovam, Presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), também ressalta o inspirador exemplo da empresa Eletra, sediada em São Bernardo do Campo, que há 22 anos se dedica à montagem de ônibus elétricos. Líder nacional em tecnologia de transporte sustentável, o grupo mudou-se em julho para um novo espaço, onde terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 por ano.

Para Christovam, a história da Eletra mostra como a eletrificação do ônibus é importante no setor, mas segundo ele ainda é necessária a consolidação de um tripé: disponibilidade, confiabilidade e razoabilidade.

“Precisamos de mais opções tecnológicas e dentro de parâmetros aceitáveis de custo. Não será possível chegar a um bom termo sem planejamento e políticas públicas bem estruturadas. Mas isso não muda o fato de que precisamos migrar, com urgência, para um transporte coletivo limpo nas cidades brasileiras.”

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