Além da alegria e da vibe festeira que o Carnaval desperta em muita gente, existe algo ainda maior que agrada a todos os brasileiros: é o maior feriado do ano!
São duas ideias distintas: um Carnaval com estradas lotadas e tudo abarrotado na praia ou aproveitar a cidade em passeios mais vazios do que o convencional, em lugares que dificilmente curtimos por causa do trânsito e das filas. Durante esses cinco dias, não há mais desculpas. E o melhor, se você for como eu e não está atrás de folia e nem de samba, pode se preparar porque tudo fica mais viável, principalmente para quem acorda cedo. É hora de visitar parques, restaurantes, bares e espaços culturais em bairros que você sempre teve vontade e nunca teve muito tempo.
Gosto de caminhar de manhã e, normalmente, vou ao Ibirapuera. Mas no feriado vou aproveitar para conhecer o Parque da Aclimação e seu jardim japonês com espelho d’água, que dizem ser lindíssimo. Também quero ir ao Villa-Lobos e subir na recém-inaugurada roda gigante para ver a cidade de cima. Aliás, se eu for ao Parque do Ibirapuera, será na hora do almoço para conhecer o restaurante Selvagem, que é um caramanchão super bonito rodeado de verde com cozinha envidraçada para o salão e que, em tempos normais, está sempre com espera. Aliás, quero ir ao também Vista, que é um rooftop dos mesmos donos que o Selvagem, mas no topo do Museu de Arte Contemporânea – ali pertinho – e é superconcorrido.
Conhecer restaurantes que ficam distantes por causa do trânsito vai ser a prioridade nesses dias. Seguem os que merecem a visita: o Mocotó, de comida nordestina na Vila Medeiros e, para o aperitivo na mesma ocasião, o bar do Mocotó, que fica ao lado. Também quero ir ao melhor coreano da cidade, chamado Komah, na Barra Funda, e ao melhor armênio, que fica em Santana, o Casa Garabed.
Se tiver tempo, quero visitar o Vila Anália, no Tatuapé, novo investimento que reúne cinco restaurantes de culinárias distintas e que tem sido bastante comentado. Quero passar na Mooca para levar alguns doces – e quem sabe alguma massa caseira – da lendária Di Cunto para casa. E já que estou falando em desejos, é certeza de que revisitarei o espetacular cheese salada do seu Oswaldo, no Ipiranga. Outro programa bacana é passear e fazer umas compras no Mercadão, na rua da Cantareira, de preferência o mais cedo possível para evitar o crowd.
Para terminar, que tal tomar um drinque e jantar em um rooftop espetacular? A minha sugestão é o Notiê Priceless, na cobertura do Shopping Light. Fica no Centro, de frente para o Teatro Municipal, e é uma verdadeira viagem no tempo, a começar pelos elevadores centenários e pelas raízes brasileiras, com fusão da culinária indígena e amazônica, executada por um chef com formação francesa. É show!
E para quem gosta de cinema e de exposições, esse é o feriado ideal para pôr em dia tudo que ficou para trás e ainda está em cartaz. Bom Carnaval em São Paulo!
0 comentários