Os melhores álbuns de 2020

por | dez 7, 2020 | Coluna, Música | 0 Comentários

Dezembro chegou e, com ele, o momento de escolhermos os melhores álbuns preferidos de 2020! 

É sempre assim, fim do ano chega e a gente já começa a repassar todos os lançamentos dos últimos meses e montar uma lista dos que mais chamaram a nossa atenção. Se por um lado 2020 foi esse ano extremamente atípico em diversos sentidos, com o mundo de pernas paro ar e consequências complicadas para a indústria cultural, por outro, foi também riquíssimo em lançamentos musicais, com trabalhos excelentes de artistas novos e antigos que, sem dúvidas, deixaram os dias mais leves e repletos de música de qualidade. 

Foi tanta coisa boa que ficou difícil escolhermos apenas alguns para esta coluna, mas, entre álbuns nacionais e internacionais, seguem os que ganharam nossos corações e ouvidos, e certamente merecem atenção e aquela aumentada no som: 

 

Pop Revival 

Dois destaques vão para álbuns pops lançados neste ano que, não só chamam a atenção pela qualidade, mas também pela tendência, em alta, de um resgate musical de outras décadas. O primeiro é What’s Your Pleasure de Jessie Ware, quarto álbum da cantora inglesa, marcado pelas faixas com estilo bem disco 70s, sintetizadores e muitas pitadas de Donna Summer e Diana Ross. Outra inglesa que acertou em cheio nas referências foi a queridinha-Geração-Z Dua Lipa, com seu Future Nostalgia. Como o próprio nome já diz, o segundo trabalho de estúdio da cantora resgata batidas bem anos 1990, misturando Madonna, Olivia Newton-John e Queen em um álbum que é hit atrás de hit.  

 

Brasil Raiz 

Beleza, amor, balanço e axé. São algumas de tantas palavras que poderíamos usar para definir nossas escolhas de álbuns nacionais deste ano. Luedji Luna gravou seu disco Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água parte no Quênia e parte na Bahia, quando estava grávida. O álbum celebra a mulher negra e reverbera belezas, entre ritmos africanos e a voz suave da baiana. Quem também exalta o suingue afro-baiano é Fran, neto de Gilberto Gil, em seu álbum solo Raiz, que leva sua ancestralidade para o trabalho e caminha por faixas cheias de gingado e afeto. 

 

Cantora baiana Luedji Luna na gravação de “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água” – Foto Divulgação

 

Projetos Admiráveis 

Mais que álbunsgrandes projetos. Lá em janeiro fomos agraciados pelo lançamento de Momentary Bliss, single dos Gorillaz que deixou nossos corações acelerados e ouvidos atentos. A partir disso, a banda seguiu lançando faixas e vídeos para o álbum Song Machine: Strange Timez, lançado, completo, em outubro. O projeto conta com 17 faixas e artistas convidados para cada uma, como Elton John, Robert Smith e Beck.  

Outro projeto que merece grande destaque é o da banda anônima SAULT. Poucos sabem quem são, mas o grupo conseguiu a façanha de lançar quatro álbuns em menos de dois anos e dois deles, Untitled (Rise) e Untitled (Black Is) neste 2020, com apenas 12 semanas de diferença. Definir o som não é uma tarefa fácil, mas a gente garante, todos os discos beiram a perfeição. 

 

Bateu a curiosidade? Então aproveita para escutar a nossa playlist com os favoritos do ano. Dá o Play! 

 

 

 

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link