Itapeva é o município com o maior PIB agrícola de São Paulo

por | nov 18, 2022 | Agronegócio, Coluna | 0 Comentários

Cidade, que é uma grande produtora de tomates e de grãos, encabeça o ranking que tem também municípios fortes no cultivo de cana-de-açúcar, laranja, algodão, batata e milho – comprovando a diversidade do agronegócio paulista

Itapeva, no sul do estado, tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) agrícola de São Paulo. A cidade é uma das maiores produtoras de tomate e tem grandes áreas com cultivo de grãos, principalmente trigo, milho e feijão. Por causa disso, o município ocupa a 14º entre as cidades brasileiras com maior renda advinda do agro. O ranking nacional é encabeçado por Sorriso (no Mato Grosso) e São Desidério (na Bahia).

Aqui no estado, depois de Itapeva, vêm Casa Branca (53ª colocada no Top 100 nacional), Morro Agudo (76ª), Buri (92ª), Guaíba (95ª) e Itaí (a 99ª do país). Casa Branca se destaca por ser uma das maiores produtoras de laranja do estado e do país. Morro Agudo é uma das campeãs na produção de cana, açúcar e etanol. Buri tem como carros-chefes a batata e a silvicultura (especialmente pinus e eucalipto). Guaíra é forte na soja e no milho e, por fim, Itaí tem o algodão como grande motor de sua economia.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Como deu para ver, o agronegócio paulista é muito diversificado. E é também resiliente. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP mostram que o PIB do agronegócio de São Paulo avançou 8,27% em 2020 em relação a 2019 e algo em torno de 10% de 2020 para 2021, mesmo com a pandemia. Trata-se do maior crescimento desde 2010, quando o aumento foi de 12,%. Com isso, o agronegócio paulista representou 14% do PIB do estado, sendo esta a maior participação da série histórica, iniciada em 2008.

Para se ter uma ideia da potência agropecuária de São Paulo, basta ver alguns dados: o estado é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar, é também o maior produtor mundial de suco de laranja (de cada 10 copos consumidos no planeta, cerca de seis têm DNA paulista) e o maior produtor nacional de ovos, de banana e de amendoim.

Prosa rápida

Tomatada
E por falar em tomates, o Brasil é o décimo país que mais produz essa “fruta” no mundo, com colheitas que somam algo em torno de 4 milhões de toneladas/ano. O ranking global é liderado por China (que colhe mais de 60 milhões de toneladas/ano), Índia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Itália, Irã, Espanha e México. Por aqui, as plantações se localizam principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Adubos nas alturas
Segundo produtores de soja e milho, o preço dos fertilizantes tiveram um aumento médio de 24% nos últimos doze meses. O cloreto de potássio (KCl) e o fosfato monoamônico (MAP) apresentaram aumentos de 61% e 14%, respectivamente, enquanto o formulado de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) teve queda de 4%. Mas, em relação a 2020, o atual preço médio do NPK ainda está 117% mais alto!

Brazilian hops
O Grupo Petrópolis, que fabrica a cerveja Itaipava, é dono de um dos maiores cultivos de lúpulo do Brasil. A plantação começou em 2018, numa fazenda em Teresópolis, com 300 mudas. Hoje já são mais de 21 mil plantas, de 15 variedades as que melhor se adaptaram à Serra Fluminense são o Comet, o Cascade Argentino e o Chinook Americano. A empresa ainda importa toneladas desse insumo da Alemanha, dos EUA, da Tchéquia e da Austrália, mas a ideia é que, no futuro, a cervejaria produza cada vez mais bebidas com o lúpulo nacional.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap