Inundação em Porto Alegre interdita aeroporto Salgado Filho até dezembro

por | maio 29, 2024 | Aviação, Coluna, Viagens | 0 Comentários

Em Porto Alegre, limpeza e obras de recuperação devem manter o terminal fechado até dezembro. Enquanto não chega a hora da reabertura, Latam, Gol e Azul vão operar provisoriamente voos a partir da Base Aérea de Canoas, em um esquema limitado e improvisado

No ano passado, 7,6 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Neste momento, nenhum voo decola ou pousa, e nenhum passageiro embarca ou desembarca ali. No auge das inundações que devastaram o Rio Grande do Sul, o nível da água chegou a ficar em mais de 2 metros acima do solo! A imagem desse cargueiro da Total (foto), que remete àquela do cavalo Caramelo, resume bem o que aconteceu.

O sistema de sinalização foi todo comprometido, os andares inferiores do terminal ficaram completamente submersos – incluindo esteiras e carrosséis de bagagem. Até a pista pode ter sofrido danos – algo que apenas poderá ser verificado quando a água recuar e a situação real literalmente vier à tona.

Nas previsões mais otimistas, o aeroporto retomará suas operações em dezembro, mas tem gente que acha que os trabalhos de limpeza e reconstrução podem durar até o início de 2025. Até lá, a concessionária Fraport vai operar voos na Base Aérea de Canoas, a cerca de 15 km do centro da capital gaúcha.

 

foto divulgação

 

Sem estrutura adequada, o local hoje está recebendo somente cinco voos por dia. A Latam está operando 12 voos semanais (sete com saída de Guarulhos e cinco de Congonhas), a Gol tem nove frequências semanais a partir de Guarulhos e a Azul programou dois voos diários entre seu hub em Campinas e Canoas.

O check-in e a etiquetagem ou despacho das bagagens está sendo feito em um shopping center próximo à Base Aérea e, de lá, os passageiros seguem em ônibus até as aeronaves. Uma malha aérea emergencial criada pelo governo federal em parceria com as companhias aéreas criou 116 novos voos semanais para o estado, reforçando as operações nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana – no Rio Grande do Sul – e Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina.

Radar

Philly Express
Dia 6 de setembro, a NeoQuímica Arena será o cenário do jogo de futebol americano entre os Green Bay Packers (de Wisconsin) e os Philadelphia Eagles, válido pela NFL. Para trazer os torcedores dos Eagles, a American Airlines vai operar um voo sem escalas de Filadélfia para Guarulhos no dia 5 e um de Guarulhos para a cidade norte-americana no dia 7, também non-stop. Os torcedores voarão em um Boeing 787 com capacidade para 232 passageiros.

Vacaciones Blancas
Voos diretos vão ligar São Paulo a Bariloche, um dos destinos mais procurados durante a temporada de neve. A partir de 30 de junho, a Azul terá quatro frequências semanais saindo de Viracopos às terças e quintas, e aos sábados e domingos. A Aerolíneas Argentinas terá voos diários de Guarulhos a Bariloche, saindo do aeroporto de Guarulhos, a partir do dia 1° de julho. Também será possível voar à cidade argentina pela Gol (com escala em Buenos Aires) e com a Sky, com escala em Santiago.

Acarrajé
A partir do final de outubro, a Air France terá voos ligando Paris a Salvador. A rota será operada pelo moderno Airbus A350, com capacidade para 324 passageiros. A ligação será feita três vezes na semana, com decolagens às segundas, quintas e aos sábados. Os voos partem de Salvador às 18h50 e chegam à França às 8h50 do dia seguinte. No sentido inverso, saem de Paris às 10h25 e pousam na Bahia às 16h40.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap