Europeia Airbus se consolida como maior fabricante de aviões para o transporte de passageiros enquanto a norte-americana Boeing se esforça para superar problemas com os Max 8 e Max 9. Problemas afetam também os planos de viajantes brasileiros
A Boeing é uma empresa norte-americana fundada em 1916 e que, durante décadas, assumiu o título de maior fabricante de aviões para o transporte de passageiros. Mas nos últimos anos, por causa de uma série de percalços, ela passou a vice do setor. É que a europeia Airbus, criada em 1970, simplesmente atropelou a rival com suas aeronaves eficientes, modernas e confiáveis.
Em 2023, a Airbus entregou 735 aeronaves e registrou uma carteira de encomendas de mais 8.600 aviões para o futuro. Já a Boeing fechou o ano passado com 528 entregas e 5.626 em sua carteira de pedidos.
O incidente em que um buraco se abriu na fuselagem de um Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines em pleno voo, dia 5 de janeiro, foi o mais recente de uma série de falhas de segurança da fabricante norte-americana.
Por causa de outro defeito, dois 737 Max 8 se envolveram em acidentes fatais em 2018 e 2019 na África e no Sudeste Asiático. Isso fez com que centenas de Max 8 tivessem de ficar cerca de um ano aterrados até que o problema fosse solucionado, causando terríveis prejuízos a dezenas de empresas aéreas – como foi o caso da brasileira Gol.
Agora, com a proibição de voos dos Max 9, outras empresas estão vivendo momentos difíceis. Esse é o caso da panamenha Copa Airlines, que possui 29 aviões desse modelo. Por “sorte”, apenas 21 desses têm exatamente a mesma configuração daquele da Alaska Airlines, o que permite que os demais oito possam voar normalmente. Com isso, alguns dos cinco voos diários operados com Max 9 pela Copa entre São Paulo e a Cidade do Panamá vêm sendo substituídos pelo mais “antiguinho” 737-800 e outros têm sido cancelados, gerando transtornos para brasileiros em viagem pela América Central e pelo Caribe.
Radar
Retomada
Em 2023, o movimento no aeroporto de Congonhas somou 22,4 milhões de passageiros. Em 2019, o pico antes da pandemia, o total foi apenas 5% superior a isso. Em 2023, foram realizados 231,8 mil pousos e decolagens. O terminal atendeu 49 destinos, e o mais movimentado foi Rio de Janeiro-Santos Dumont (com 3,6 milhões de passageiros), seguido de Brasília (2,3 milhões), Porto Alegre (2,2 milhões), Belo Horizonte (1,9 milhão), Salvador (1,5 milhão).
Zap no ar
Desde 2022, todos os passageiros da Gol podem se manter conectados com familiares, amigos e colegas de trabalho a bordo, por meio de mensagens de texto sem custo. Agora esse benefício está restrito apenas aos clientes Smiles, programa de fidelidade da companhia aérea. É preciso ser cadastrado, mas o cadastro é gratuito. Só com ele dá para ter acesso a WhatsApp, Facebook Messenger, iMessenger e Viber. De graça, não é permitida a troca de fotos, vídeos e áudios.
Europa-Oceania
A Turkish Airlines é a empresa área com a maior cobertura global. Com uma frota de 436 aeronaves (de passageiros e de carga), ela opera voos para 345 destinos em todo o mundo, sendo 292 internacionais, em 129 países. A partir de março, o número de destinos vai subir para 346 e o de países para 130, com o início da operação dos três voos semanais ligando Istambul a Melbourne, na Austrália. A rota será feita com Boeings 787-9 Dreamliner.
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