As tendências do marketing digital em 2024

por | fev 9, 2024 | Coluna, Negócios | 0 Comentários

Para acompanhar o mercado de marketing digital em constante mudança, estratégias para obter maior audiência e engajamento se consolidam entre marcas e influenciadores

O marketing digital já se mostrou mais do que eficaz, tornando-se indispensável no cenário atual, 100% tecnológico. Todo projeto de sucesso é resultado de um olhar atento em torno da área, o que garante um bom conteúdo e que atinge o público correto. O início de ano é o momento ideal para alinhar o planejamento e saber exatamente onde e como aplicar as estratégias de marketing conforme as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores.

Em contrapartida ao metaverso e à inteligência artificial, há uma grande busca pela humanização na comunicação e jornada do cliente. Conexões genuínas e proximidade nas interações prometem se tornar maiores do que o universo operacional, compreendendo os desejos e as necessidades do público e, consequentemente, ajudando a crescer como influenciador ou marca.

 

foto divulgação

 

Assim como nos anos anteriores, o posicionamento de marca segue como algo mais do que necessário em 2024. É indispensável que uma empresa comunique sua proposta de forma clara e coesa, desenvolvendo uma identidade forte e se tornando cada vez mais relevante em um mercado tão amplo e repleto de informações.

Como 2024 será o ano do ESG, a sustentabilidade e a responsabilidade social seguem em foco, afinal, os consumidores estão prestando a devida atenção ao assunto. A integração de práticas sustentáveis nas operações das empresas e a inclusão de responsabilidade social em estratégias de marketing serão diferenciais para qualquer empresa neste ano.

Não é necessariamente uma tendência, mas uma necessidade: a diversidade e a inclusão devem ser levadas em consideração em qualquer estratégia. Uma sociedade plural pede pessoas plurais em todas as esferas. É imprescindível que todas as estratégias de marketing tenham diferentes perfis e maior acessibilidade digital, gerando maior identificação e alcançando um público amplo e diversificado.

Por fim, a criação de comunidades online promete ser um meio eficaz, autêntico e intimista de se conectar com o consumidor. Além de gerarem leads e vendas, esses espaços fortalecem o senso de pertencimento, aprimoram a experiência do cliente e permitem a resolução de problemas de maneira mais eficaz – assim as marcas promovem interações mais profundas e duradouras.

*Lelê Saddi é influenciadora digital e co-fundadora do Grupo Pop Comm – agência 360°

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