Implantação do sistema EMAS, que garante mais segurança a pousos e decolagens, é concluída nas áreas e cabeceiras 35L e 17R; aeroporto paulistano é o primeiro da América Latina equipado com essa tecnologia de retenção e frenagem de aviões
No início de julho, foi concluída a segunda etapa das obras de modernização da pista do Aeroporto de Congonhas. Em 2020, foi feita a recuperação total da pista principal de pousos e decolagens, incluindo a aplicação da Camada Porosa de Atrito (CPA). Agora foi finalizada a implantação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) na cabeceira 35L da pista principal do aeroporto. Na cabeceira 17R, o sistema já está pronto desde março deste ano.
O EMAS pode ser usado em caso de emergência e consiste em novas áreas de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista, aumentando a segurança para pousos e decolagens. Esse sistema já é adotado em diversos aeroportos da Europa e dos Estados Unidos.
Foram investidos R$ 122,5 milhões para a implementação, que possui uma área de escape de 72 m x 47,4 m de dimensão na cabeceira 17R e de 64 m x 47,4 m na cabeceira 35L. Ambas as estruturas são sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar aeronaves e veículos comumente utilizados no aeroporto. Completam o projeto obras nas pistas de taxiamento nas regiões próximas aos EMAS.
Fazem parte ainda do conjunto de entregas as obras realizadas nos últimos três anos a revitalização do pátio de aeronaves, o novo balizamento noturno da pista, a recuperação de toda sinalização de pistas e pátios e a construção de taludes nas cabeceiras da pista.
Isso sem falar no retorno da operação internacional da aviação geral executiva, suspensa desde a década de 1980. O terminal dedicado aos jatinhos conta agora com instalações para a Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Radar
Qatar Campeã
No Airline Ratings Awards 2022, a Qatar Airways conquistou pela 2ª vez o prêmio de Companhia Aérea do Ano e, pela 4ª vez, o de Melhor Classe Executiva. A premiada QSuite oferece uma experiência de Primeira Classe na cabine da Classe Executiva, que conta, por exemplo, com camas de casal e painéis de privacidade que permitem que os passageiros de assentos adjacentes criem seu próprio “quarto”.
Jet-set
Entre os dias 9 e 11 de agosto, acontece mais uma edição da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), a maior feira de Aviação de Negócios da região. O evento, realizado no Aeroporto de Congonhas, vai reunir os principais fabricantes e fornecedores de produtos e serviços da aviação executiva. A Labace 2022 dará destaque a novidades como o compartilhamento de aviões e a chegada de aeronaves tipo eVtol (electric vertical take-off and landing).
Brasil-Guiana
A Anac autorizou a Air France a operar voos entre os aeroportos de Belém e Caiena, na Guiana Francesa. A rota será realizada por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Com essa novidade, quem mora na Região Norte e deseja fazer uma viagem internacional ganha mais uma opção. Atualmente, apenas a ligação entre Belém e Lisboa é oferecida aos nortistas que pretendem ir à Europa.
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