Está na hora de fincar uma base no nosso deslumbrante litoral para poder aproveitar como se deve esse verão, que se anuncia ainda mais quente do que os anteriores
O verão chegou e, com ele, as férias escolares e as facilidades de agenda que o home office nos trouxe. É hora de eleger a praia mais adequada ao nosso perfil no litoral paulista e de reservar o lugar que cabe no nosso bolso, lembrando que se tivermos condição de bancar esse luxo por mais alguns meses, desfrutaremos da melhor época do ano na praia, que é de março a maio quando, além de não chover, a temperatura fica mais amena.
A ideia aqui é encontrar o lugar certo para cada perfil para poder curtir ao máximo essa experiência, já que a mobilidade entre uma praia e outra na temporada é muito ruim. Vamos combinar que ficar parado no trânsito à beira de uma das costas mais lindas do Brasil é um desperdício! É claro que a maioria dos hotéis, pousadas ou casas por Airbnb já estão reservadas em função do réveillon, mas após as primeiras semanas de janeiro há muita coisa disponível.
Como a ideia é relaxar, quem tem filhos jovens deve renunciar às melhores areias e encontrar algo na Riviera São Lourenço, que tem a vantagem de ser mais perto para ir e voltar de São Paulo. Ali, os bares e baladas são o paraíso para essa turma e os pais não precisam ficar preocupados com o perigo da Rio-Santos na volta das noitadas de uma praia para a outra.
Quem tem crianças menores vai gostar da praia do Engenho, da Barra do Sahy e da praia da Baleia, onde o mar é mais tranquilo e não oferece perigo para os baixinhos. Aliás, a Baleia também é perfeita para quem curte longas caminhadas, beach tennis ou vôlei de praia, por ser a praia mais plana e com um faixa de areia mais larga do que as outras. Barra do Una, que fica entre a praia do Engenho e Juquehy, é uma das minhas preferidas e a única deste pedaço da costa que tem um rio que deságua no mar. Nesse rio ficam algumas marinas e, para quem aprecia dar uma volta de barco pelas ilhas e outras praias, é bem conveniente.
Na sequência vem Juquehy, que é a preferida da moçada na faixa dos 20 anos e que também tem boas ondas para quem gosta de surf. Passando a Barra do Sahy está Boiçucanga, conhecida por ser bem agitada a noite, mas que tem uma faixa pequena de areia e o incômodo de ser a única onde a rodovia passa ao lado. Há ainda Camburizinho, Camburi e Maresias que, além de serem lindíssimas, são as preferidas dos surfistas e da galera sarada. Maresias e o seu canto do Moreira é internacionalmente conhecida por ser uma das etapas do mundial de surf.
Quem quer sossego sem abrir mão de qualidade de praia vai adorar as que se encontram após Maresias, são elas Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande. São praias pequenas e escondidas, uma mais charmosa que a outra, perfeitas para quem quer descansar e fugir da badalação.
A minha dica para quem não faz questão de estar ao lado do mar e que curte uma levada mais orgânica é procurar opções de hospedagem nos chamados sertões, a 10 minutos para dentro da estrada em direção aos morros, ao pé das montanhas. Existem muitos condomínios praticamente dentro da mata, após atravessar os riozinhos que descem da serra, e o visual é super tropical. Rodeados pela Mata Atlântica, é uma alternativa que traz o inconveniente de ter que pegar o carro para ir à praia ou para comer fora, mas é de uma beleza ímpar! Vale a pena procurar opções pelo sertão do Una, de Boiçucanga, de Camburi e de Maresias.
Bom verão!
0 comentários