Fazenda do Chocolate em Itu promove experiência de imersão nos sabores do interior

por | nov 3, 2021 | Brasileiro, Comidas, Cultura, Natural, Passeios, Sustentabilidade | 0 Comentários

A apenas 100 km de São Paulo e 60 km de Campinas, a Fazenda do Chocolate, em Itu, atrai visitantes diariamente com seus aromas, sabores e visuais instigantes. Desde 1985 dedicada à produção de bombons, doces e bebidas artesanais, a propriedade ostenta uma charmosa arquitetura de herança colonial e propõe uma viagem sensorial pelo passado caipira por meio da simplicidade e do requinte de uma gastronomia típica e 100% caseira.

Construída em meados do século 18, a fazenda conserva todas as estruturas arquitetônicas da época. O estilo rústico aparece nas construções de taipa branca e telhado de barro caprichosamente preservadas, onde hoje funcionam uma lojinha de doces e artesanatos, uma adega e um restaurante. Um moinho de fubá, uma capelinha de São Roque e uma roda d’água completam a paisagem bucólica e memorial do espaço.

 

Construções coloniais da Fazenda - Foto: DIvulgação | Facebook

Construções coloniais da Fazenda – Foto: DIvulgação | Facebook

 

Na área externa, um viveiro de aves exóticas e um mini-zoo fazem a alegria da criançada, que pode mergulhar na vida campestre e interagir com pavões, araras, teiús, coelhos, mini caprinos, mini equinos, cisnes e até pequenas lhamas. Alguns animais passeiam livremente pela propriedade e podem ser alimentados pelos visitantes – basta pedir orientação aos guias do local. A fazenda ainda abriga um dos maiores aquários marinhos do estado, com três mil litros de água salgada e variadas espécies de peixes, corais e invertebrados.

Mas a atração principal do passeio é, como o nome já anuncia, a visita à loja de chocolates do espaço. Os doces são produzidos ali mesmo, com cacau cultivado e aclimatado em estufas dentro da própria fazenda. Além dos tradicionais bombons recheados, dos tabletes ao leite e das barras meio amargas 70% cacau, lá os turistas encontram à venda variedades de mel silvestre, geleias de fruta, biscoitos, licores, queijos, pães caseiros, manteigas, vinhos e cachaças, todos fabricados in loco.

 

Chocolates da Fazenda - Foto: Divulgação

Chocolates da Fazenda – Foto: Divulgação | Facebook

 

Essa experiência gastronômica pode ser ampliada no simpático restaurante da fazenda, aos finais de semana, quando fica aberto excepcionalmente das 12h às 15h. Na varanda do casarão, com vista para o majestoso verde da Serra do Japi, são servidos pratos típicos da culinária caipira, preparados em fogão à lenha e com tempero caseiro. Alguns destaques do cardápio são a feijoada, o pernil acebolado e a tradicional vaca atolada – receita mineira que leva costela bovina e mandioca. O valor por pessoa é de R$ 55, com sobremesa inclusa, e crianças de até cinco anos não pagam.

A Fazenda do Chocolate abre todos os dias, das 8h45 às 17h45, com entrada e estacionamento gratuitos. Algumas atividades, como o passeio de trenzinho e a visita ao mirante da propriedade – que proporciona uma bonita vista do panorama da cidade, do morro de Ipanema, em Sorocaba, e de toda a sinuosidade do Rio Tietê – ocorrem exclusivamente aos sábados, domingos e feriados, e demandam compra de ingressos. A programação completa e a grade de preços podem ser consultadas no site www.fazendadochocolate.com.br.

Fazenda do Chocolate
Estrada Parque (SP-312), km 90, Itu, SP | Whatsapp: 11 99951-0524

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap