Caixa Cultural Rio de Janeiro exibe o melhor do fotojornalismo até o dia 25 de agosto

por | ago 12, 2024 | Cultura, Exposições, Fotografia | 0 Comentários

Na Caixa Cultural Rio de Janeiro, mostra da World Press Photo fica em cartaz até o dia 25, com imagens impactantes capturadas por 33 fotógrafos de 25 países. Quatro brasileiros têm seus trabalhos expostos

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta até o dia 25 de agosto a exposição World Press Photo 2024, que reúne 129 fotografias vencedoras do concurso anual. A mostra convida o visitante a sair do ciclo de notícias apresentadas em série e dedicar um olhar mais aprofundado para histórias relevantes, mas muitas vezes negligenciadas. A guerra em Gaza, a invasão russa na Ucrânia, a crise migratória e a emergência climática estão entre os temas destacados na edição 2024 da premiação. A exposição apresenta 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, em um total de 33 fotógrafos de 25 países: Argentina, Austrália, Azerbaijão, Brasil, Canadá, China, Congo, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Myanmar, Palestina, Peru, Filipinas, África do Sul, Espanha, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.

A Foto do Ano, ganhadora do maior prêmio do concurso, foi “Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha”, feita pelo palestino Mohammed Salem, da Agência Reuters. Na imagem, feita em outubro de 2023 no povoado de Khan Younis, a menina de apenas 5 anos havia acabado de ser declarada morta no Hospital Nasser, após ser atingida em um ataque das forças israelenses.

 

“Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha”, eleita Foto do Ano – foto wordpress photo / Mohammed Salem

 

Quatro brasileiros se destacaram no concurso e têm suas obras expostas na mostra World Press Photo 2024. Com “Seca na Amazônia”, premiada na categoria Individual da América do Sul, o fotógrafo Lalo de Almeida retrata a realidade de Porto Praia, lar dos povos indígenas Ticuna, Kokama e Mayoruna, desesperada com o “desaparecimento” do Rio Solimões. A imagem do indígena caminhando pelo leito seco do rio é assustadora.

Agraciada com uma menção honrosa por “Insurreição”, Gabriela Biló, fotógrafa radicada em Brasília, lança luz sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando uma enfurecida turba de vândalos invadiu o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.

Os brasileiros Felipe Dana e Renata Brito foram premiados na categoria formato com “À Deriva”. No ensaio, eles contam a história de um barco vindo da Mauritânia, cheio de homens mortos, que foi encontrado na costa da ilha caribenha de Tobago.

 

Foto “Insurreição”, de Gabriela Biló – foto wordpress photo / gabriela biló

 

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Rua do Passeio, 38, Centro.
Tel. 21 3980-2069.
Entrada gratuita.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap