Durante os meses de dezembro, desde 1995, Antônio das Neves, paulistano da Mooca, vendedor de baterias automotivas, acordava às 6 da manhã para enfrentar o trânsito e chegar no horário ao Shopping Morumbi, para o trabalho que lhe dá mais prazer: ser Papai Noel.
Há 25 anos, por sugestão do filho – que comprou uma fantasia na tradicional rua 25 de Março – ele começou a incorporar o personagem. No início, com barba e cabelos postiços. Nos últimos anos, se tornou Papai Noel 365 dias por ano, pelo menos na aparência, e assim passou a ser conhecido por amigos do bairro e do comércio. Mas neste ano, aos 80 de idade, vai passar o período de Natal em casa, longe do seu trono e das crianças, muitas delas hoje já adultas.
Seu Antônio, como todos aqueles que se transformam no bom velhinho nesta época, só poderão ter encontros virtuais com os pequenos. O Shopping Metrô Santa Cruz criou o projeto “Meu Sonho de Natal”, que vai oferecer papeis em formado de estrelas para crianças escreverem seus desejos, e serão lançadas ao céu pelas mãos de Papai Noel. Tudo acontecer por meio de um telão com a presença virtual do personagem. Um ator nos bastidores comanda o diálogo, e o registro do momento é feito em local específico onde as famílias podem tirar fotos com o Noel digital.
O Shopping Villa Lobos também aderiu ao modelo, e ainda incrementou o encontro com um Papai Noel em realidade aumentada, que permite aos visitantes ficarem lado a lado com o personagem e receberem a foto instantaneamente via QR Code. A Villa Noel do centro de compras funciona junto ao Jardim Encantado – uma série de atrações e brincadeiras, como carrossel, bicicletas e moinho de vento em diferentes espaços “instagramáveis”, com objetivo de suprir o contato direto com a figura mais importante do Natal.
0 comentários