Investimentos em tecnologias de ponta e na conexão de marcas com pessoas por meio da mídia exterior continuarão tendências no mercado publicitário em 2024
A adaptação do mercado da comunicação às mudanças que se consolidaram durante o isolamento da pandemia marcou o ano passado. Não por acaso, a internet chegou muito perto da TV aberta em investimento de mídia, com 38% contra 40,6%, no levantamento do Cenp-Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário. A diversificação do investimento privilegiou, além das mídias online, o branded content. Nunca se viu tanto a participação de marcas em novelas e programas de entretenimento.
Mas a grande revolução no setor foi o uso da Inteligência Artificial. A evolução dessa tecnologia permitiu criar campanhas com participação de personalidades históricas ganhando vida e assistentes virtuais como a Lu (foto), do Magalu, conquistando Leão em Cannes, em 2022, e Grand Prix no Clio Awards, em 2023.
Com o ChatGPT, Big Mac e Whopper foram às ruas brigar em painéis de OOH, para provar quem é o maior e mais famoso. Com foco na geração Z, o consumidor do futuro, as marcas passaram a investir em segmentos específicos, como música e esporte. Os maiores anunciantes do país disputaram espaços no The Town e entraram de cabeça no universo gamer.
O resultado de todas as mudanças pode ser observado nos principais festivais internacionais de comunicação. No último Cannes Lions, por exemplo, “Bring Home the Bud”, que mandou para campeã Argentina as cervejas proibidas na Copa do Catar, ganhou nada menos que o Grand Prix de Titanium, o mais importante do evento.
E de 2024, o que esperar? Patrocínios, pacotes televisivos, grandes eventos, promoções e experiência de marcas continuarão a ter lugar para conectar empresas e consumidores. Com a volta das pessoas às ruas no pós-pandemia, a mídia exterior ou OOH ganhará ainda mais espaço. Como diz o slogan de uma das principais empresas do setor, “A Vida Acontece Out Of Home”.
E a Inteligência Artificial sem dúvida terá ajustes para se tornar efetivamente uma parceira confiável. A relação entre profissionais e IA foi muito bem definida em recente evento da empresa de locução profissional, Clube da Voz: “O locutor demora um pouco, mas entrega exatamente o que o cliente pediu. A inteligência artificial ainda faz apenas o que ela quer”.
*Adonis Alonso é jornalista de Marketing e Publicidade, representante no Brasil do FIAP-Festival Ibero Americano de Criatividade e Board Member do prêmio “O Melhor Comercial do Brasil” do SBT.
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