A cerveja acompanha a humanidade ao longo de milênios e, hoje, a bebida se apresenta como uma excelente opção gastronômica
O berço da cerveja é africano, embora essa informação não chegue ao grande público. Ronaldo Morado, no livro “Larousse da Cerveja”, explica que os egípcios faziam diversos tipos de cervejas, está escrito nas Tábuas de Ebla. Recentemente, arqueólogos encontraram uma cervejaria no país que produzia a bebida em larga escala – o lugar remonta há 5 mil anos, localizado em Abidos, próximo ao Cairo, e tinha capacidade de armazenar cerca de 2.400 litros. O Egito está no norte da África, logo, a cerveja tem origem nesse continente.
E é de lá que vêm também as primeiras inserções de frutas e condimentos na bebida. Frutas como tâmaras, condimentos como gengibre e até o mel eram alguns dos ingredientes adicionados à época. Hoje, as cervejas com adição de frutas são apreciadas pelo paladar dos brasileiros, e alguns estilos como sour, fruit beer e berliner weisse são muito procurados por aqui.
A cerveja sour, por exemplo, é brasileira e possui como estrela a acidez e uma carga de frutas, sendo muito refrescante e saborosa. Mas as frutas estão presentes em diversos estilos e escolas cervejeiras. Em 2013, um dos maiores nomes da cerveja mundial, o estadunidense Garrett Oliver, esteve no Brasil e visitou uma cervejaria mineira. Nessa visita, ele desenvolveu uma cerveja que levou cana-de-açúcar.
Como podem perceber, as frutas e plantas trazem cor, sabor e muita beleza à bebida. O próprio Garrett, em “A Mesa do Mestre Cervejeiro”, declarou que a cerveja é a bebida que possui maior vocação gastronômica. Dito isso, indico três deliciosos pareamentos gastronômicos entre cerveja e aperitivos. A cerveja artesanal é gastronomia!
• Brusqueta de tomates cerejas, mirtilo e iogurte natural, com berliner weisse – cerveja que leva adição de framboesa e hortelã.
• Brusqueta de pêssego, geleia de damasco e queijo brie, harmonizada com a cerveja fruit beer de pêssego.
• Salada de melão, mexerica, rúcula, pêssego, com mostarda e mel e redução de mexerica, também com fruit beer de pêssego.
Beba com moderação! Saúde!
*Sara Araujo é sommelier de cervejas, formada pela Escola Superior de Cerveja e Malte/Doemens Academy, e consultora.
0 comentários