Com demanda em alta, São Paulo terá mais voos internacionais

por | out 9, 2024 | Aviação, Negócios | 0 Comentários

Com elevada ocupação em suas aeronaves e de olho em novas rotas, companhias como Latam, Gol, British Airways, lberia, Lufthansa, Air Canada e Avianca ampliam seus voos

De janeiro a julho deste ano, a Latam transportou 3,2 milhões de passageiros em seus voos internacionais saindo do aeroporto de Guarulhos. Esse número é superior em 2% ao registrado no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia e só foi possível graças aos 15 mil voos operados pela companhia no período, que tiveram uma ocupação média de mais de 90%.

Outras empresas aéreas também vêm registrando números semelhantes, e por causa disso estão ampliando suas operações para dar conta da forte demanda. A partir do dia 9 de dezembro, a alemã Lufthansa retoma sua ligação entre São Paulo e Munique, com três frequências semanais. No final deste mês de outubro, a espanhola Iberia passa a operar dois voos diários entre São Paulo e Madri, e a British Airways passa de sete para 10 suas frequências semanais para Londres.

 

foto divulgação

 

Em 7 de dezembro, a africana Royal Air Maroc retoma a ligação entre São Paulo e Casablanca, com conexões para diversos destinos na Europa.

Aqui nas Américas, a Air Canada passa a disponibilizar a partir de dezembro voos diários de Guarulhos para Montreal – além do voo diário que já opera há anos para Toronto — e a colombiana Avianca estreia também em dezembro na rota entre São Paulo e Medelín. Dia 12 de novembro, é a vez da Gol dar o start em sua nova rota internacional, ligando São Paulo a
San José, na Costa Rica.

E, como não poderia deixar de ser, a própria Latam amplia ainda nas próximas semanas suas frequências para Orlando, Los Angeles, Joanesburgo, Milão, Roma, Madri e Lisboa – além de iniciar na ligação entre São Paulo e Punta Cana, na República Dominicana. Resta saber se, com esse reequilíbrio entre demanda e oferta, as tarifas vão cair ou, pelo menos, dar uma acalmada nas elevações verificadas no anos passado e nos primeiros meses de 2024.

Radar

Notícias triboas
O Aeroporto Salgado Filho, seriamente danificado pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul em maio, deve retomar suas atividades no dia 21 deste mês de outubro. Latam, Gol e Azul têm planos de operar mais de 80 voos por dia já a partir dessa data. Até ser fechado, o aeroporto operava de 140 a 160 voos diários, em média, somando os voos internacionais e os domésticos. O reinício dos voos internacionais está previsto para o dia 16 de dezembro.

Em alta
A concessionária RIOgaleão, responsável pela administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, espera superar as previsões de fluxo de passageiros em 2024. A expectativa é fechar o ano com algo entre 14 e 14,5 milhões de passageiros. Será um crescimento expressivo, afinal, em 2023 passaram pelo aeroporto apenas 7,9 milhões de passageiros. O terminal tem capacidade para atender até 37 milhões de passageiros por ano.

Feeling blue
Frequentando as páginas do noticiário econômico em razão de suas dívidas e seus problemas financeiros, a Azul resolveu cortar o serviço de bordo em voos curtos e restringir a distribuição ilimitada de snacks em seus voos. Agora é um salgadinho por pessoa. E, depois de atingir o estômago, atacou também o bolso de seus clientes: reajustou os valores cobrados pelas bagagens despachadas. E não foi um aumentozinho: a elevação foi de pelo menos 10%.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap