Em sua edição 2024, ArtRio tem um pavilhão ocupado por artistas residentes fora do eixo Rio–SP, representados por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul
A 14ª edição da ArtRio acontece na Marina da Glória entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma rica e intensa programação paralela em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Além das principais galerias do país, reunidas no programa Panorama, a ArtRio 2024 apresenta também o programa Brasil Contemporâneo, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
Esse novo programa tem como objetivo possibilitar uma visão mais ampla da produção artística nacional, exaltando a diversidade de matérias-primas e as peculiaridades sociais, econômicas e históricas de cada local. “Queremos trazer para a feira artistas de todas as regiões do país, e mostrar a grande pluralidade da produção artística brasileira. É importante que o público reconheça a riqueza que temos no país, com artistas inspiradores e que traduzem em suas obras a nossa história como sociedade e como nação”, explica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
As galerias do Brasil Contemporâneo vão ocupar o pavilhão Mar, construído na área externa da ArtRio, projetado exclusivamente para o evento pelo arquiteto Pedro Évora.
Entre as galerias participantes desse programa, estão as recifenses Amparo 60 e Christal Galeria (que representa Ziel Karapotó, natural da comunidade Karapotó Terra Nova, de Alagoas e que hoje mora na Reserva Indígena Marataro Kaetés, em Pernambuco), a Cerrado Galeria (com escritórios em Brasília e em Goiânia), a mineira ArteFasam e a alagoana Galeria Karandash, que representa a ceramista Maria Amelia Vieira.
Por fim, a ArtRio 2024 tem também o programa Solo, para o qual o curador Ademar Britto selecionou dez galerias, e cada uma apresentará um projeto original de um único artista. A paulistana Galeria Marília Razuk, por exemplo, apresenta o trabalho multimídia de Bruno Faria, a também paulistana Galeria Nara Roesler aposta nas estamparias têxteis e a serigrafias de Alberto Pitta, e a brasiliense Galeria Karla Osório traz as esculturas de Siwaju.
ArtRio 2024
Avenida Infante Dom Henrique, s/ n°, Glória.
0 comentários