Joalherias impulsionam o crescimento do mercado da moda no país

por | ago 23, 2024 | Coluna, Lifestyle, Moda, Negócios | 0 Comentários

O mercado de joalherias de luxo cresceu 18% em 2022, atingindo o patamar de R$ 74 bilhões

Não é de hoje que as joalherias são parte percursora e motriz do segmento de luxo. Com a ascensão das redes sociais e a rápida digitalização das informações pós-pandemia, a comunicação de moda também despertou o interesse de diversos públicos sobre a joalheria, que enxergam as peças-desejo além de itens de moda, mas, principalmente, como um investimento a longo prazo.

 

Joia da marca brasileira Diamond Design – foto Luis Morais

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, o mercado da joalheria de luxo cresceu 18% em 2022, atingindo o patamar de R$ 74 bilhões. O público feminino com maior poder aquisitivo ainda é predominante no interesse e no consumo de peças clássicas e valiosas. Porém, é notável a propensão de mais homens investindo em joias neutras e com design sofisticado nos últimos anos.

Em uma era de tendências virais de moda que vão e vêm a todo tempo na internet, a geração Z, por exemplo, é influenciada a buscar por joias permanentes e personalizadas, sendo em maioria colares e pulseiras criadas de acordo com cada preferência. Singulares e práticas, essas pedras podem ser coringas para dar match com todos os estilos e momentos, transitando entre as tendências que já foram e as que estão por vir.

 

foto divulgação

 

E o Brasil é um dos maiores fornecedores de pedras naturais do mundo. A grande quantidade de gemas preciosas e semipreciosas em território brasileiro se deve à geografia e geologia vasta e privilegiada. Toda essa diversidade e extensão territorial atrai olhares do mundo para a nossa riqueza nacional. Por aqui, as pedras mais trabalhadas são as de diamantes ou esmeraldas, que lideram o ranking de vendas e preferência nessa categoria premium. Dentre as joias com um design mais exclusivo e maximalista, turmalina, topázio e quartzo estão entre as principais escolhas.

Com essa realidade à vista, o mercado de luxo vive o seu melhor momento e prevê um futuro ainda mais próspero, graças à internet. Apesar do efeito fluído das tendências de moda, fica evidente que as joias exclusivas e com design único permanecerão como um acessório que atravessa gerações e são o melhor investimento para os próximos anos.

 

 

*Ana Carolina Fontenele é designer e diretora criativa da Diamond Design

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap