logo
logo

Bon vivant: que tal fugir da folia do Carnaval?

por | fev 6, 2020 | Hospedagem, Turismo | 0 Comentários

Nos últimos anos, não me lembro de um Carnaval no litoral paulista que tenha feito tempo bom. Aliás, chuva no Carnaval virou até piadinha por aqui. Se não o feriado inteiro, pelo menos boa parte dele. Não é por nada, mas gosto de praia com sol, ou pelos menos com mormaço. Tanto que já desisti do nosso lindo litoral nesta época do ano. É verdade que ninguém pode prever qual será o tempo desta vez, mas uma coisa é certa: a cada ano esse feriado registra recordes de engarrafamentos.

E essa é mais uma razão para sugerir a quem não quer folia nem muvuca um lugar mais que charmoso, ótimo para descansar, fazer umas lindas caminhadas e até meditar pra voltar para casa zerado… O destino é a Serra da Mantiqueira, mais precisamente São Bento do Sapucaí.

A Vila Kaapora, em São Bento do Sapucaí. Foto: Divulgação

Devo confessar que conheci um lugar chocante nessa região, a 190 km de São Paulo, uma pousada intimista que se autodenomina “hospedaria”. A distância é a mesma que as praias de Camburi ou Maresias. A diferença é o tempo de viagem. Num feriadão como esse, você gasta umas 3 horas para chegar lá, enquanto leva de 5 a 6 para acessar as belas praias citadas acima.

Depois da Rod. Ayrton Senna, a 1ª saída é para Campos do Jordão. Logo vem as saídas para São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí. É ali, em meio às montanhas a 1600 m de altitude, e deitada sobre um vale inspirador, que fica a Vila Kaapora.

O lugar conta apenas com três chalés. O espaço é extremamente bem pensado e cuidado, com camas king size e todo o resto à altura da proposta.  Mas a vista de cada chalé é ímpar e nos faz esquecer até onde estamos, parece hipnose. Tipo um vale composto por vários tons de verde coberto por uma camada de nuvens que, por sua vez, é coberta por um céu limpo e infinito.

O pôr do sol é lindo e o cobertor de estrelas à noite é uma verdadeira loucura. Ali, em boa companhia, pode ter certeza de que você vai meditar sem esforço. Aliás, não dá vontade alguma de se reconectar com o mundo…

As refeições seguem a levada slow food e tudo vem da horta orgânica e das criações próprias. Os passeios vão de trilhas a cachoeiras e dá até pra visitar uma produção de azeite na Estrada do Cantagalo chamada Oliq — um dos melhores azeites brasileiros.

É bem provável que não tenha mais lugar para este Carnaval, visto o tamanho da hospedaria, mas achei por bem repassar essa experiência o quanto antes. Fica a dica para toda vez que o bem-estar na calmaria for prioridade. Até!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *