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Marketing e marcas: a publicidade na luta contra o desperdício de água

por | mar 2, 2020 | Negócios | 0 Comentários

Em 2009, quando foi lançada a campanha “Xixi no Banho”, criada pela agência F/Nazca e assinada pelo SOS Mata Atlântica, iniciava publicitariamente o processo de incentivo à economia de água no país.

desperdício de água

Campanha da Colgate-Palmolive contra o uso excessivo da água. Foto: Divulgação

Premiada em 2010 pela inovação e criatividade nos festivais El Ojo de Iberoamerica e Cannes Lions, “Xixi no Banho” também conquistou o troféu da categoria institucional do Profissionais do Ano, da Rede Globo.

A campanha se tornou tema de discussões, embora descontraídas, da questão da preservação ambiental. Conforme levantamentos, com esse hábito uma só pessoa pode deixar de usar 4.380 litros de água por ano, uma vez que em uma descarga são utilizados 12 litros.

Dez anos depois, com o problema se agravando, a mensagem abandonou o tom de humor e passou à ironia. Dessa vez produzida pela Publicis para o Carrefour, a estratégia de marketing tentava mostrar que uma garrafa de meio litro poderia ser vendida a quase R$ 100 se a água não fosse economizada.

Mais séria e com entonação preocupante, a campanha do Carrefour de 2019 avisava que, caso não fosse usada com moderação, a água poderia cobrar um preço alto demais pelo descaso.

Na ilustração, criativa e impactante, a rede colou um cartaz em uma de suas lojas, ao lado da garrafa de apenas 500 ml por R$ 99,90.

O objetivo da campanha foi lembrar que só 3% da água do mundo é potável e que, de acordo com estudo da ONU, 45% da população ficará sem ela até 2025.

Outra estratégia criativa para celebrar o Dia Mundial da Água no ano passado foi produzida pela agência Cheil para a marca Green People, de sucos naturais. Com a participação de celebridades da TV como Angélica, Luciano Huck, Glória Pires, Mateus Solano e Marcos Palmeira, a campanha focou no desperdício de água.

Ilustrações de recipientes de água comparavam a quantidade de cada um com ações do cotidiano. Uma garrafa de meio litro, por exemplo, representa 18 minutos de torneira pingando. Um litro seria como 40 segundos escovando os dentes e 5 litros é igual a 20 segundos a mais do que o necessário no banho.

Várias outras marcas vêm realizando campanhas sobre o tema a cada 22 de março. Em 2016, a Colgate-Palmolive, com criação da agência Young & Rubicam, lançou “Cada Gota Conta”.

Adesivos no fundo de pias de banheiro dos apartamentos dos hotéis Marriot estampavam a foto de uma criança carente segurando o ralo como um copo sob o título “A água que você desperdiça é a água que eles precisam”.

Iniciativas de marcas internacionais também mostram preocupação com o problema. Em 2017, a cerveja Stella Artois promoveu uma ação mundial de conscientização criada pela agência Crispim Porter + Boguski.

Todas essas campanhas, com apoio de grandes empresas e instituições, talvez um dia ajudem a minimizar a terrível estatística da OMS, que mostra quase um terço da população mundial sem água potável em casa.

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