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Fundadora da Sodiê Doces, Cleuza Maria da Silva começou fazendo bolos para complementar sua renda

por | out 2, 2019 | Franquias | 0 Comentários

Hoje, fazer bolo é uma terapia: Cleusa escolhe um final de semana e reúne a família para experimentar uma de suas criações deliciosas. Mas nem sempre foi assim. Durante dois anos, a auxiliar de limpeza Cleusa Maria da Silva fazia bolos para complementar sua renda, quando chegava em casa à noite depois de um dia inteiro de trabalho. “Era pela sobrevivência”, lembra. A história de trabalho duro e ascensão social desta empresária de 53 anos é a origem da Sodiê Doces, uma rede de franquias em crescimento expressivo, com 314 lojas no país e a inauguração, neste mês, de sua primeira unidade internacional, em Orlando, nos Estados Unidos.

Sodiê chega em Orlando

Franquia acaba de inaugurar sua primeira unidade internacional

Cleusa trabalhou como boia-fria, foi cortadora de cana e empregada doméstica. De Bandeirantes, no Paraná, ela rompeu com um ciclo de trabalho braçal pesado que perpetuava entre as gerações de sua família. “Meu orgulho é ver que meu filho estudou e não será mais um boia-fria”, diz a empresária, cuja marca, Sodiê, nasceu da junção dos nomes dos filhos Sofia e Diego.

Em 1997, Cleusa abriu sua primeira loja em Salto, no interior de São Paulo. “Eu levava os bolos para os clientes a pé”, recorda. Aprimorou as receitas e, quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro – um quartinho. Tendo como sócios irmãos e familiares, foi abrindo outras lojas em cidades próximas, como Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba. “Acho que o meu diferencial foi ter paciência e foco. Os primeiros ganhos com as vendas eu reinvestia nas lojas e não saía gastando”.

Dez anos e muito trabalho depois, em 2007, a Sodiê Doces virou franquia, um termo que a empresária antes desconhecia. Questionada por um cliente, ela não sabia do que se tratava. Mas foi atrás. Após muita pesquisa e cursos diversos, Cleusa inaugurou sua primeira franquia em São Paulo – justamente pelas mãos desse cliente. “Em dois anos, vieram 50 lojas. Fiquei impressionada”, confessa. Ter alguém com essa história de trabalho duro na ponta dos negócios faz a marca crescer. “Tenho medo de que as pessoas invistam tudo o que têm na nossa marca e percam seu sustento, por isso tenho um canal aberto com todos, uma consultoria”.

Bolo aerado com mousse de chocolate, da Sodiê Doces

Bolo de chocolate, recheio de creme de chocolate ao leite e meio amargo aerado, creme de chocolate branco aerado, cobertura de mousse de chocolate, raspas de chocolate branco, riscas de chocolate ao leite e Suflair. Esse é o bolo preferido de Cleusa, o aerado com mousse, gostosura que ela não prepara mais. “Dá muito trabalho, passo em uma Sodiê mais próxima e levo para casa”, ri. A empresária agora quer descansar, ler mais e caminhar na praia sempre que possível.

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