Hoje, fazer bolo é uma terapia: Cleusa escolhe um final de semana e reúne a família para experimentar uma de suas criações deliciosas. Mas nem sempre foi assim. Durante dois anos, a auxiliar de limpeza Cleusa Maria da Silva fazia bolos para complementar sua renda, quando chegava em casa à noite depois de um dia inteiro de trabalho. “Era pela sobrevivência”, lembra. A história de trabalho duro e ascensão social desta empresária de 53 anos é a origem da Sodiê Doces, uma rede de franquias em crescimento expressivo, com 314 lojas no país e a inauguração, neste mês, de sua primeira unidade internacional, em Orlando, nos Estados Unidos.
Cleusa trabalhou como boia-fria, foi cortadora de cana e empregada doméstica. De Bandeirantes, no Paraná, ela rompeu com um ciclo de trabalho braçal pesado que perpetuava entre as gerações de sua família. “Meu orgulho é ver que meu filho estudou e não será mais um boia-fria”, diz a empresária, cuja marca, Sodiê, nasceu da junção dos nomes dos filhos Sofia e Diego.
Em 1997, Cleusa abriu sua primeira loja em Salto, no interior de São Paulo. “Eu levava os bolos para os clientes a pé”, recorda. Aprimorou as receitas e, quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro – um quartinho. Tendo como sócios irmãos e familiares, foi abrindo outras lojas em cidades próximas, como Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba. “Acho que o meu diferencial foi ter paciência e foco. Os primeiros ganhos com as vendas eu reinvestia nas lojas e não saía gastando”.
Dez anos e muito trabalho depois, em 2007, a Sodiê Doces virou franquia, um termo que a empresária antes desconhecia. Questionada por um cliente, ela não sabia do que se tratava. Mas foi atrás. Após muita pesquisa e cursos diversos, Cleusa inaugurou sua primeira franquia em São Paulo – justamente pelas mãos desse cliente. “Em dois anos, vieram 50 lojas. Fiquei impressionada”, confessa. Ter alguém com essa história de trabalho duro na ponta dos negócios faz a marca crescer. “Tenho medo de que as pessoas invistam tudo o que têm na nossa marca e percam seu sustento, por isso tenho um canal aberto com todos, uma consultoria”.
Bolo de chocolate, recheio de creme de chocolate ao leite e meio amargo aerado, creme de chocolate branco aerado, cobertura de mousse de chocolate, raspas de chocolate branco, riscas de chocolate ao leite e Suflair. Esse é o bolo preferido de Cleusa, o aerado com mousse, gostosura que ela não prepara mais. “Dá muito trabalho, passo em uma Sodiê mais próxima e levo para casa”, ri. A empresária agora quer descansar, ler mais e caminhar na praia sempre que possível.
0 comentários